☰

Milhares protestam em Ancara contra ataque israelense a frota

Por

Agência AFP

ANCARA - Entre 6.000 e 7.000 pessoas desafiaram a chuva deste domingo, em Ancara, para protestar contra a sangrenta operação israelense a uma frota humanitária que levava ajuda à Faixa de Gaza, durante a qual morreram nove turcos, constatou um fotógrafo da AFP.

Os manifestantes se concentraram na praça Sihiye, no centro da capital turca, onde gritavam palavras de ordem como "Abaixo Israel!" e "Israel assassina, fora do Oriente Médio!" enquanto agitavam bandeiras turcas e palestinas.

A multidão escutou em silêncio a leitura de trechos do Corão por um imame.

O protesto foi convocado pela Fundação para a Ajuda Humanitária (IHH), uma ONG islamita turca com importante papel na organização da frota, por uma associação nacionalista e islamita, por uma entidade de ajuda à juventude, e por dois sindicatos.