☰

Organizadores: passageiros que iam para Gaza estão desaparecidos

Por

Agência Brasil

BRASÍLIA - Organizadores da frota que tentou furar o bloqueio a Gaza disseram que a operação militar israelense no barco Mavi Marmara deixou uma "longa lista de desaparecidos". As informações são da BBC Brasil.

O presidente da Fundação para Direitos Humanos e Liberdades e Ajuda Humanitária, Bulent Yildirim, afirmou que o grupo - responsável pela organização da frota de ajuda humanitária a Gaza - havia registrado 28 feridos, mas que o governo israelense confirmou apenas 21.

Yildirim, que estava a bordo do Mavi Marmara, palco dos confrontos, confirmou que alguns ativistas tomaram armas dos soldados israelenses, mas ressaltou que elas não foram utilizadas e sim, jogadas no mar.

Cerca de 450 ativistas detidos pelo governo de Israel entre eles, a cineasta brasileira Iara Lee chegaram a Istambul, na Turquia, na madrugada desta quinta-feira, dia 3.