História do balão nos EUA foi uma farsa

Por

Jornal do Brasil

RIO - O bizarro voo de um balão caseiro movido a gás hélio, que parou os Estados Unidos semana passada por supostamente transportar um menino solitário de seis anos, foi uma grande farsa, dizem autoridades policiais norte-americanas. Na verdade, segundo o xerife do Colorado Jim Alderden, tudo não passou de um golpe publicitário para promover a família. Alderden chegou a dizer que os pais do menino queriam criar uma oportunidade para participarem de um reality show.

Nossa conclusão é de que foi uma farsa, um golpe publicitário, e acreditamos que há evidências indicando que a intenção era a de promover a família, que buscava participar de um reality show afirmou ontem o xerife, durante uma coletiva de imprensa.

O policial disse ainda que a família deve ser acusada de vários delitos. Os pais de Falcon Heene, Richard and Mayumi Heene, podem ter de responder por conspiração, contribuição para a delinquência de menor de idade e falsidade ideológica, com o agravante de ter envolvido as autoridades e influenciado o público.

A imagem do balão voando à deriva foi transmitida ao vivo pela televisão para praticamente todo o mundo, por mais de duas horas, na quinta-feira. O objeto voador, feito de material metálico, foi perseguido não só pelas câmeras de TV, como também por helicópteros da Guarda Nacional norte-americana, até que pousasse em um descampado. Só então ficou constatado que o garoto Falcon Heene não estava no interior do balão. Algumas horas depois, chegaram notícias de que o menino estava em casa, são e salvo, escondido dentro de uma caixa, no porão.

CNN

A família Heene virou celebridade e apareceu em diversos programas de televisão no dia seguinte. As suspeitas de que tudo poderia ser uma farsa surgiram quando, perguntado pelo próprio pai, durante um programa da rede de TV CNN, por que não havia saído do porão ao ouvir os gritos de quem procurava por ele, Falcon respondeu:

Vocês (os pais de Falcon) disseram que nós estávamos fazendo aquilo para um show.

A palavra show , nos EUA, pode significar programa de TV.

A família Heene já participou de um reality show na rede de televisão norte-americana ABC, chamadoa Wife Swap, que promove a troca de esposas entre as famílias por um determinado tempo.

Richard Heene continua negando as acusações, mas não conta mais com o apoio do xerife, que, inicialmente, dizia acreditar nos argumentos da família.