☰

Ahmadinejad adia visita à Rússia após eleição no Irã

Por

Guy Faulconbridge e Chris Buckley, REUTERS

TEERÃ - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, adiou o comparecimento a uma reunião de cúpula regional na Rússia, nesta segunda-feira, por causa dos protestos contra sua contestada vitória na eleição presidencial.

Ahmadinejad enfrenta manifestações e distúrbios no país desde sábado, quando as autoridades anunciaram sua esmagadora vitória na eleição de sexta-feira.

Ele era esperado na Rússia nesta segunda-feira para reuniões em separado com os presidentes russo, Dmitry Medvedev, e chinês, Hu Jintao, às margens da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), na qual o Irã tem status de observador.

- O presidente definitivamente não virá nesta segunda - disse uma fonte diplomática da embaixada iraniana na Rússia que pediu para não ser identificada. A fonte afirmou não estar claro o motivo do adiamento, mas acrescentou que ele chegará terça-feira.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse ao rival de Ahmadinejad, Mirhossein Mousavi, para levar adiante suas reclamações sobre a eleição "de modo calmo e pela via legal", informou a televisão estatal.

O presidente do Irã país que é o quinto maior produtor mundial de petróleo costuma roubar a cena em grandes reuniões, incluindo um encontro do grupo de Xangai em 2006, que foi dominado por notícias sobre o programa nuclear iraniano.