Porta-voz da ANP diz que Abbas não irá renunciar

Por

Agência ANSA

GAZA - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas (Abu Mazen), não pretende renunciar, garantiu nesta segunda-feira o seu porta-voz, Nabil Abu Rudeina.

Rudeina, citado pela agência palestina Wafa, assegurou que Abbas "continuará os esforços para realizar o sonho do povo palestino de fundar um Estado independente com Jerusalén como capital".

No domingo, o ministro israelense Yossi Beilin fez uma alusão a uma possível renúncia do presidente palestino.

Beilin, comentando um diálogo com Abbas, disse que se no final de 2008 um acordo de paz com os israelenses não for alcançado, o presidente palestino poderia renunciar.

No entanto, o movimento Hamas confirmou hoje que manteve contatos e reuniões "com várias partes européias", entre elas a França.

- Confirmamos a existência de contatos entre o movimiento e várias partes européias, incluindo responsáveis franceses, como disse o ministro dol Exterior francês, Bernard Kouchner - afirmou o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri.

- Esses contatos mostram que a Europa entende cada vez mais que a sua política consistente em isolar e boicotar o Hamas é equivocada - acrescentou o porta-voz.

Israel, que como os Estados Unidos e a União Européia, considera o Hamas uma "organização terrorista", minimizou esses contatos.

- Tivemos contatos de alto nível com a França e nos asseguraram que a posição da França não mudou com relação ao Hamas - disse o porta-voz do ministro do Exterior israelense, Arye Mekel.