Inteligência americana afirma que Chávez tem ligações com as Farc
Agência AFP
WASHINGTON - Funcionários da inteligência americana consideram que os arquivos de computador que associam o presidente venezuelano Hugo Chávez com a guerrilha colombiana das Farc são verdadeiros, informa a edição desta sexta-feira do Wall Street Journal.
- Há completa concordância na comunidade de inteligência de que estes documentos são o que dizem ser - disse um funcionário ao jornal sobre os arquivos que a Colômbia afirma terem sido tomados da guerrilha após um ataque a um de seus acampamentos em março.
Os arquivos mostram que a Venezuela fez ofertas concretas para ajudar a armar as Farc, segundo o Wall Street Journal, com base na revisão de mais de 100 documentos do computador de um de seus líderes, morto no ataque, em território equatoriano.
Nos documentos, a Venezuela oferece às Farc o uso de um porto no país para receber os envios de armas e parece planejar um plano de segurança conjunto, afirma o jornal.
Em um documento com data de novembro, o ministro venezuelano Ramón Rodríguez Chacin pede às Farc que treinem militares de Caracas em táticas de guerrilha, prossegue.
A Venezuela insiste que os documentos (que a Colômbia afirma ter retirado do computador de Raúl Reyes, número dois das Farc morto no ataque) são falsos.
- Não reconhecemos a validade de nenhum destes documentos - disse o embaixador venezuelano nos Estados Unidos, Bernardo Alvarez.
- São falsos e pretendem desacreditar o governo venezuelano - acrescentou.
O ataque militar colombiano contra o acampamento das Farc no Equador, em 1º de março, deixou 20 mortos, incluindo um equatoriano e quatro mexicanos.
Em resposta, o Equador rompeu relações com a Colômbia.
