Morre comandante do IRA que liderou primeira greve de fome de presos

Por

Agência EFE

IRLANDA DO NORTE - O ex-comandante do Exército Republicano Irlandês (IRA) Brendan Hughes, que liderou a primeira greve de fome dos presos republicanos, em 1980, morreu no último sábado à noite em um hospital, informou hoje sua família.

Hughes tinha 59 anos e foi internado na semana passada em um hospital na Irlanda do Norte, segundo uma fonte próxima, que não deu detalhes sobre seus problemas de saúde.

Em 1969, Hughes se uniu ao IRA, mas foi detido no início dos anos 70 junto a Gerry Adams, líder do Sinn Féin, braço político do grupo.

Ele foi levado à prisão de Long Kesh, conhecida depois como Maze, nos arredores de Belfast.

Foi "comandante oficial" dos presos do IRA em Maze e liderou uma greve de fome que durou 53 dias, depois que os reclusos consideraram que tinham conseguido um acordo com as autoridades sobre um problema relativo aos uniformes.

Segundo a imprensa norte-irlandesesa, Hughes nunca se recuperou totalmente das seqüelas que a greve de fome deixou em seu organismo e há dois anos foi submetido a uma operação para salvar sua visão.

Nos últimos anos, Hughes mostrou-se crítico à liderança de Gerry Adams e chegou a acusá-lo de trair os princípios republicanos e suas raízes trabalhadoras.

Adams disse, após o falecimento do ex-comandante, que Hughes tinha sido um "bom amigo e camarada durante muitos anos de luta".