Kirchner pede que Brown retome negociação sobre ilhas Malvinas
Agência EFE
BUENOS AIRES - O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, manifestou hoje ao novo primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, 'a indeclinável vontade' de seu Governo 'de retomar o longo processo de negociação sobre a soberania' das ilhas Malvinas, pela qual os dois países se enfrentaram em 1982.
- Estou convencido de que é preciso criar a ocasião, não esperar que esta chegue -, disse Kirchner, em mensagem por via diplomática a Brown, sucessor de Tony Blair e que assumiu hoje o Governo britânico.
No começo do texto dirigido a Brown, o presidente argentino sustentou que 'acompanha com atenção o processo que o levou a liderar o Partido Trabalhista e exercer, em seguida, o cargo de primeiro-ministro'.
- No momento em que as circunstâncias mundiais colocam em evidência a importância de construir uma comunidade internacional capaz de encarar com visão renovada os problemas mais graves e urgentes da agenda global, desejo renovar a disposição de meu Governo de contribuir juntos para esse objetivo -, acrescentou.
Sobre as ilhas Malvinas, Kirchner disse que sua intenção de retomar a negociação da soberania do arquipélago está dentro das "resoluções pertinentes das Nações Unidas' neste sentido.
- Quero expressar meu desejo de que sua gestão seja uma nova oportunidade para estreitar os vínculos entre nossos países e multiplicar nossas coincidências nos temas da política internacional, em benefício de nossos povos -, concluiu.
