☰

ETA se instalaria em Portugal para atacar Espanha

Por

Agência JB

MADRI - Um carro descoberto esta semana em Huelva com 130 kg de explosivos em seu interior foi alugado por um comando da ETA (organização separatista basca) que queria se instalar em Portugal para preparar atentados no sul da Espanha, noticiou neste sábado o jornal 'El País'.

O comando, composto por três pessoas, havia carregado na França material para fabricar bombas neste carro alugado em Lisboa, ressaltou o jornal espanhol, citando fontes do ministério do Interior em Madri. Os três membros da ETA percorreram a península ibérica de norte a sul, "instalando-se em Algarve, na região de Sotavento, da qual cidades como Huelva e Sevilha ficam próximas".

A ETA queria, assim, fugir da presão policial no sul da França e se aproveitar dos controles menos rigorosos na fronteira entre Espanha e Portugal, destacou o 'El País'. Segundo o jornal ABC, o comando, que fugiu na quinta-feira, abandonando o carro cheio de explosivos em Ayamonte, perto de Huelva, tinha como objetivo "atentar contra interesses turísticos não só na costa andaluz, mas também em parte do litoral levantino", no leste da Espanha.

A descoberta ocorreu duas semanas depois do anúncio do grupo separatisa basco do fim de seu cessa-fogo, em vigor desde março de 2006, rompido de fato em 30 de dezembro com um atentado no aeroporto de Madri-Barajas, que matou dois equatorianos. A ETA justificou sua decisão de reabrir "todas as frentes" porque não se deram as "condições democráticas mínimas" para seguir as negociações e acusou o governo socialista de não ter feito nenhuma concessão.

O chefe de governo, José Luis Rodríguez Zapatero, disse que seria "implacável" contra a ETA. Desde o rompimento do cessar-fogo, os meios espanhóis se perguntam quando será o próximo ataque dos separatista.