Vaticano restabelece conselho para diálogo com o Islã

Por

REUTERS

ISLÃ - O Vaticano reativará o Conselho Pontifício de Diálogo Inter-religioso, que é o seu principal canal de relacionamento com o mundo muçulmano, disse neste domingo o secretário de Estado.

O Papa Bento 16 fundiu no ano passado este departamento com o ministério da cultura do Vaticano e retirou seu presidente, o arcebispo Michael Fitzgerald.

Fitzgerald, britânico que é uma das figuras mais experientes da Igreja Católica no diálogo com o Islã, foi enviado ao Cairo, numa medida vista como um deslocamento.

O cardeal Tarcisio Bertone disse ao jornal La Stampa que o conselho será reativado como departamento independente.

- A mudança ressalta a importância do diálogo inter-religioso, disse.

A reversão de decisões é algo raro no Vaticano. Em um período curto, é mais raro ainda.

Meses após da remoção de Fitzgerald, o papa irritou muçulmanos em uma conferência em que parecia descrever o Islã como uma religião irracional, marca pela violência.

Depois, ele manifestou lamento pela dor que os comentários causaram e tentou diminuir a tensão durante viagem à Turquia, onde rezou em uma mesquita e chamou o Islã de fé pacífica.