Suspeito de atentado na Alemanha pode estar entre mortos em Trípoli

Por

Agência EFE

BEIRUTE - Um suspeito de ter participado dos atentados frustrados contra trens na Alemanha em 2006 aparece entre os milicianos islamitas mortos nos enfrentamentos com o Exército libanês em Trípoli, informou nesta segunda-feira a emissora de TV libanesa pró-governamental 'LBC'.

Segundo a 'LBC', que cita fontes das forças de segurança, o corpo do suspeito foi achado em um edifício que as tropas libanesas atacaram ontem em Trípoli, e onde haviam entrincheirado membros do grupo radical sunita Fatah al Islam.

Em julho de 2006, duas malas-bomba foram colocadas em um trem alemão que viajava de Aachen a Hamm e em outro que cobria o trajeto de Mönchengladbach a Koblenz, mas os artefatos não explodiram por um erro de manipulação.

Um tribunal de Beirute julga por estes atentados fracassados seis libaneses, dos quais um, Saddam al-Hajj Dib, encontra-se foragido.

Segundo os números divulgados nesta segunda-feira pela imprensa libanesa, cerca de 30 militares morreram no último domingo nos enfrentamentos em Trípoli e próximos ao campo de refugiados de Nahr al-Bared, enquanto aproximadamente 25 milicianos também perderam a vida.

Estes combates são os mais violentos no Líbano desde o final da guerra civil em 1990.

As tropas libanesas aumentaram sua pressão sobre os militantes entrincheirados em Nahr al-Bared com o lançamento de foguetes sobre o campo de refugiados palestinos.

As emissoras de TV mostram imagens de edifícios em chamas em conseqüência dos bombardeios com morteiros e artilharia, enquanto parte da população descreve a situação dentro do campo como "trágica'.

Segundo o informou o imame de uma mesquita dentro do acampamento à 'Al Jazira', não há mais água potável e remédios, e a única ambulância disponível está imobilizada.