Subcomandante Marcos reaparece na capital do México e apóia camponeses

Por

Agência EFE

MÉXICO - O subcomandante Marcos, chefe do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), reapareceu nesta quinta-feira na Cidade do México durante uma manifestação de camponeses pela libertação de companheiros detidos há um ano.

Marcos se manteve afastado da vida pública durante vários meses, desde que, no ano passado, fez uma viagem por vários estados do país, incluindo a capital, para criar um movimento de esquerda não eleitoral.

No entanto, em março, os zapatistas retomaram sua campanha em Chiapas, e esta é a primeira vez que Marcos reaparece na Cidade do México.

Na manifestação desta quinta-feira, o subcomandante e cerca de mil manifestantes exigiram a libertação de aproximadamente 20 pessoas presas nos protestos de um ano atrás, quando habitantes de San Salvador Atenco enfrentaram policiais do Batalhão de Choque.

Desde então, Marcos passou a apoiar as manifestações de apoio aos habitantes de Atenco, região da qual faz parte um grupo radical que, armado com facões, se opôs, em 2002, à construção de um aeroporto nas redondezas.

O chefe rebelde, que marchou hoje pelas ruas da capital acompanhado por alguns líderes indígenas do EZLN e escoltado por simpatizantes zapatistas, vestia seu característico quepe preto.