Princesa Letizia da Espanha e filha Sofia recebem alta

Por

REUTERS

MADRI - A princesa de Astúrias e sua filha recém-nascida, Sofia, deixaram nesta sexta-feira o hospital Ruber Internacional, à frente do qual as esperava um exército de jornalistas ansiosos por captar as primeiras imagens da nova integrante da família real espanhola.

A segunda filha do príncipe e da princesa de Astúrias, que nasceu no último domingo por cesárea, ocupa o terceiro lugar na linha de sucessão ao trono, depois de seu pai e de sua irmã, a princesa Leonor. Ela recebeu o nome de Sofia em homenagem à rainha.

Desde seu nascimento a pequena princesa recebeu poucas visitas oficiais e muitas de familiares, que revelaram que ela 'mama muito bem', é 'muito bonitinha' e se parece muito com Leonor.

Especialmente as visitas feitas ao hospital pela filha primogênita dos príncipes, que nasceu no mesmo hospital e também por cesárea, têm sido as mais acompanhadas pela imprensa, que mostraram a princesa Leonor andando, saudando e sorrindo.

Espera-se que a princesa Letizia, de 34 anos, saia com a princesinha Sofia nos braços para apresentá-las aos meios de comunicação, como fez com sua primeira filha há um ano e meio.

O nascimento da princesa Leonor e a notícia da segunda gravidez da princesa Letizia abriram uma discussão em torno da necessidade de reformar a Constituição para modificar a prevalência dos herdeiros do sexo masculino sobre as herdeiras na linha de sucessão. Todos os partidos políticos concordam com essa mudança.

Entretanto, o anúncio feito em novembro passado pelo príncipe e a princesa de Astúrias de que esperavam uma filha abrandou temporariamente a urgência da reforma constitucional.

No último domingo, o príncipe foi perguntado por jornalistas se ele e sua mulher pensam em ainda tentar ter um filho do sexo masculino. Ele respondeu que, por enquanto, ele e a princesa estão cheios de ocupação e felicidade.