Partido de Tony Blair 'perde eleições locais'

Por

com a BBC Brasil, Agência JB

LONDRES - O Partido Trabalhista, do primeiro-ministro britânico Tony Blair, foi derrotado nas eleições locais na Inglaterra, Escócia e País de Gales realizadas na quinta-feira.

A projeção nacional da BBC aponta que os conservadores garantiram uma fatia maior dos votos: 41%, um ponto percentual acima de 2006. O Partido Trabalhista ficou com 27%, também um ponto a mais de diferença, e o Partido Liberal Democrata teve 26%, um ponto a menos.

Apesar dos números, Blair disse que o resultado é um "bom trampolim para vencer as eleições gerais".

"As pessoas acharam que ia ser uma grande derrota, mas não foi isso o que ocorreu. Você sempre passa um aperto nas eleições de metade de mandato, mas os resultados oferecem um bom trampolim para vencer a eleição geral", disse o primeiro-ministro britânico.

A expectativa é de que Tony Blair anuncie, na semana que vem, quando deixará o cargo.