Merkel ratifica propósito de envolver G8 na proteção do clima

Por

Agência EFE

BERLIM - A chanceler alemã, Angela Merkel, ratificou seu propósito de envolver o Grupo dos Oito (G8) na proteção do clima, questão que será abordada na próxima cúpula dos sete países mais industrializados e a Rússia, em junho.

- O relatório dos especialistas confirma que a mudança climática é um fato, afirmou a chanceler, em declarações que serão publicadas na edição de amanhã do jornal 'Süddeutsche Zeitung'.

É preciso que haja 'uma atuação rápida e decidida para limitar o aumento das temperaturas e reduzir as emissões de CO2', acrescenta Merkel.

A chanceler, que insistiu repetidamente em que a União Européia (UE) deve assumir 'um papel de liderança' na proteção do clima, abordará essa questão na reunião de junho do G8, no balneário de Heiligendamm, junto ao Báltico.

- Meu objetivo é que todos os países assumam sua responsabilidade na proteção do meio ambiente, acrescenta a chefe do Governo alemão e presidente rotativa da UE e do G8.

Merkel fez tais declarações após o acordo alcançado hoje por especialistas de mais de cem países do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, para o relatório sobre a vulnerabilidade e o impacto que este processo terá no meio ambiente e na sociedade.

Os especialistas, reunidos em Bruxelas, chegaram a um acordo após uma reunião que se prolongou durante toda a noite e a manhã de hoje. Esta é a segunda reunião do painel intergovernamental, estabelecido em 1988 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Organização Meteorológica Mundial.

Está previsto que o painel se reúna em Bangcoc e em Valência (Espanha), onde será apresentada em novembro uma síntese de seu trabalho para ser levada aos Governos.