Pelo menos 9 furacões podem se formar no Atlântico em 2007
REUTERS
MIAMI - A temporada 2007 de furacões no Atlântico será bem mais ativa que o normal, com a expectativa de ocorrência de 17 tempestades tropicais, das quais 9 poderão se transformar em furacões, informou um importante centro de pesquisa meteorológica dos EUA nesta terça-feira.
Em um relatório atualizado para o período de 1o de junho a 30 de novembro, a equipe da Universidade de Colorado, liderada pelo meteorologista William Gray, elevou o número de tempestades esperadas, anteriormente estipuladas em 14 tropicais e 7 com potencial de se tornarem furacões.
Se as projeções estiverem corretas, a temporada poderá trazer de volta o cenário destrutivo de 2004 e 2005, quando cinco furacões intensos atingiram a costa dos EUA, incluindo o devastador Katrina.
Os meteorologistas afirmaram que o desaparecimento do fenômeno climático El Niño, que costuma reduzir a atividade de furacões no Atlântico, e a elevação da temperatura da água no Atlântico estão por trás da perspectiva de mais tempestades.
- Temos visto o El Niño se dissipar de forma bastante rápida no final do inverno (no hemisfério norte), então não acho que ele será um fator para aliviar tempestades - disse Philip Klotzbach, membro da equipe da Universidade de Colorado.
- Além disso, temos temperaturas mais altas na superfície do oceano Atlântico, a exemplo do que vem acontecendo quase ano após ano desde 1995 - acrescentou
A entidade previu que pelo menos 3 dos furacões estarão na perigosa categoria 3 ou acima, com ventos acima de 177 quilômetros por hora.
