Pesquisa: Netanyahu vence Olmert, mas perde para Livni

Por

Agência EFE

JERUSALÉM - O ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, líder do partido nacionalista de direita Likud e chefe da oposição, venceria folgadamente o primeiro-ministro Ehud Olmert, mas perderia para a ministra de Assuntos Exteriores, Tzipi Livni, se as eleições em Israel fossem realizadas agora, segundo uma pesquisa.

Se o partido de centro Kadima (Avante) fosse às urnas com Olmert na liderança, a legenda do atual premier obteria 13 das 120 cadeiras do Parlamento (Knesset), enquanto Netanyahu conseguiria 35 se estivesse à frente do Likud, indica a enquete.

Se o Kadima, fundado pelo ex-primeiro-ministro Ariel Sharon, concorresse ao pleito com Livni na liderança superaria o grupo de Netanyahu, ficando com 25 assentos frente a 23 do Likud.

Essas são algumas das conclusões de uma pesquisa sobre intenções de voto divulgada hoje pela filial israelense da companhia internacional Teleseker (TNS), que consultou 460 israelenses adultos da maioria judaica do país.

A publicação desses resultados coincide com uma notável queda da popularidade do Governo e do primeiro-ministro Olmert, que este mês completou um ano no poder após a vitória eleitoral do ano passado sobre Netanyahu e os partidos de direita.

"Não sou popular', reconheceu Olmert esta semana em um ato público em resposta às críticas a seu Governo pela oposição e a imprensa local, pela suspeita de crimes de corrupção e sexuais, além de fraudes, que pesam sobre alguns de seus ministros, e pelas críticas suscitadas por causa do conflito contra o Hisbolá em meados do ano passado no Líbano.

Esta semana, Livni pediu a 'união' de todos os ministros e legisladores do Kadima, que obteve 29 cadeiras no pleito do ano passado, e por enquanto não dá sinais de querer disputar a liderança da legenda com Olmert.