Atriz Betty Hutton morre aos 86 anos
Agência EFE
WASHINGTON - A atriz americana Betty Hutton, famosa nos anos 40, morreu aos 86 anos na cidade californiana de Palm Springs, informaram hoje os estúdios Paramount, que não disseram as causas da morte.
Nascida em 1921, Hutton morreu na segunda-feira. Seu papel mais famoso foi o de Annie Oakley no filme musical 'Bonita e Valente', de 1950.
A intérprete ganhou o papel após a famosa Judy Garland ter ficado doente. No filme, cantou músicas populares como 'Doin' What Comes Naturally', 'Anything You Can Do I Can Do Better' e 'There's No Business Like Show Business'.
A atriz começou sua carreira como vocalista de grandes orquestras, e sua mudança para Nova York e a estréia na Broadway a levaram à fama nos anos 40.
Após a assinatura de um contrato com os estúdios Paramount em 1941, Hutton atuou em diversos filmes dessa produtora, como 'Papai Por Acaso', uma comédia de Preston Sturges de 1944, na qual apareceu com o comediante Eddie Bracken e que significou seu primeiro papel não musical.
Em 1945, teve seu primeiro papel dramático em 'Chispa de Fogo'.
Outro de seus sucessos chegou em 1952 quando atuou como trapezista no filme de Cecil B. DeMille 'O Maior Espetáculo da Terra', que também contou com a participação de Charlton Heston e de Dorothy Lamour.
A partir deste filme, sua carreira caiu em declínio diante da recusa do estúdio de permitir que seu marido, Charles O'Curran, dirigisse os filmes nos quais atuava.
Em 1980, Hutton voltou a aparecer no musical 'Annie', onde encarnava Miss Hanigan, proprietária de um orfanato. Depois, tornou-se professora da disciplina de televisão e cinema na Universidade de Regina, em Rhode Island.
