Quadro é roubado da Presidência na Colômbia antes de Bush chegar
Agência JB
BOGOTÁ - Um militar roubou um quadro da Presidência da Colômbia, informou nesta sexta-feira um funcionário. O incidente deixou evidente a falta de segurança na sede do governo em que se reunirão no domingo o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o presidente colombiano, Alvaro Uribe.
A Presidência é o local mais vigiado da Colômbia. Conta com circuitos fechados de televisão, detectores de metais, cães farejadores de explosivos, soldados e policiais armados, agentes secretos e vigilância por satélite, de acordo com fontes de segurança. O secretário-geral da Presidência colombiana, Bernardo Moreno, disse que o quadro intitulado "El Cóndor", pintado pelo artista Alejandro Obregón, desapareceu na quinta-feira da sala onde se reúne o Conselho de Ministros e acrescentou que uma investigação foi iniciada imediatamente.
O funcionário revelou que a pintura de 1,9 metro por 2 metros foi cortada da moldura e que com as gravações de segurança foram descobertos movimentos suspeitos de uma pessoa pelos corredores da Presidência.
Ele também explicou que as gravações permitiram identificar o suspeito como um sargento da infantaria da Marinha, que era encarregado da segurança da Presidência e a quem havia sido ordenado uma licença de um mês por aparentes problemas psiquiátricos.
Depois de pegar o quadro, o militar deixou a Presidência e horas mais tarde foi capturado pela promotoria-geral e admitiu sua responsabilidade no roubo da obra de arte, que foi recuperada na madrugada dessa sexta-feira.
- É muito preocupante que uma pessoa como essa, entra, corta uma pintura, sai tranquilamente e nos demonstra um pouco de vulnerabilidade, assegurou Moreno.
