Dois soldados da União Africana morrem em ataque de rebeldes em Darfur
Agência EFE
DARFUR - Dois soldados das forças de pacificação da União Africana (UA) mobilizadas em Darfur morreram e outro ficou gravemente ferido em um ataque cometido por rebeldes na região, no oeste do Sudão, anunciou hoje a organização em comunicado.
Os militares morreram na terça-feira, ao serem atacados por militantes que aparentemente pertencem à facção do Movimento de Libertação do Sudão (MLS) liderada por Mini Arkoi Minawi, que é o grupo que assinou em maio um acordo de paz com o Governo de Cartum.
A UA qualificou de 'penoso' o ataque, ocorrido quase dez meses após a assinatura do acordo com as autoridades sudanesas.
Com estas duas mortes, chega a onze o número de soldados das tropas da União Africana mortos desde o desdobramento da força em Darfur, há dois anos.
A força de paz da UA é composta por 7.000 efetivos e, embora o Conselho de Segurança da ONU tenha aprovado em agosto o envio de capacetes azuis que substituam os soldados do organismo, o Governo do Sudão se opôs a esta operação.
O conflito de Darfur explodiu em fevereiro de 2003, quando dois grupos rebeldes pegaram em armas para protestar contra a pobreza e marginalização da região.
