Soldados dos EUA são massacrados em Bagdá ; já são nove mortos

Por

REUTERS

BAGDÁ - Seis soldados dos Estados Unidos foram mortos ao norte em Bagdá nesta segunda-feira, em um dos piores ataques contra forças norte-americanas em meses. Outros três soldados morreram em outro incidente nas cercanias da capital, disse o Exército nesta terça-feira.

A violência acontece no momento em que tropas norte-americanas e iraquianas intensificam a operação de segurança na capital, que já dura três semanas, para conter os conflitos sectários. Comandantes disseram que insurgentes podem aumentar o número de ataques fora da capital, para onde foram mandados mais de 90.000 soldados do Iraque e dos EUA, como parte da ação.

No pior dos dois ataques contra forças dos EUA, seis soldados foram mortos e outros três ficaram feridos na explosão de uma bomba instalada na beira da estrada e detonada na passagem de seus veículos na província de Salahaddin, base da insurgência árabe sunita ao norte de Bagdá, disseram os militares.

Em outro incidente, também na segunda-feira, três soldados norte-americanos foram mortos e um ficou ferido na explosão direcionada contra seus veículos na província de Diyala, a nordeste de Bagdá.

O comando dos EUA está preocupado com o aumento dos ataques insurgentes com um tipo de bomba que, segundo os militares, é produzida no Irã. Aparatos deste tipo mataram mais de 170 soldados dos EUA no Iraque desde 2004.