Dengue deixa Paraguai em estado de emergência nacional

Por

Agência EFE

ASSUNÇÃO - A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que declara estado de emergência nacional devido à epidemia de dengue que já causou pelo menos quatro mortos, com 11.420 casos confirmados.

O projeto, que terá que ser ratificado pelo Senado e promulgado pelo Executivo, foi aprovado por unanimidade em uma sessão extraordinária da Câmara, que está em recesso.

A lei, que não deve ter problemas para passar no Senado e ser promulgada pelo Governo, prevê a aplicação, na luta contra a doença, de todos os recursos da Secretaria de Emergência Nacional, que agora tem o poder de utilizar para esse fim o pessoal e os meios de outros Ministérios e das Forças Armadas que forem necessários.

Até o momento, as autoridades paraguaias confirmaram quatro óbitos, todos em Assunção e municípios próximos à capital, 11.420 doentes de dengue clássica, 40 da variação hemorrágica e 38 hospitalizados.

O deputado Héctor Lacognata, do opositor Partido Pátria Querida (PPQ) afirmou que o estado de emergência, declarado por 60 dias a partir de sua promulgação, permitirá que os municípios das regiões mais afetadas destinem verbas extras ao combate do surto epidêmico, que já se propagou por todo o país.

A dengue, que em 2006 atingiu 2 mil pessoas em seu tipo clássico no Paraguai, obrigou o Governo a decretar, em 15 de janeiro, o alerta epidemiológico, e a realizar tarefas conjuntas de prevenção na fronteira com a Argentina, outro país da região que foi afetado.

Trabalhadores do setor da saúde e médicos de hospitais particulares expressaram suas dúvidas sobre os dados oficiais, além de criticar asperamente a efetividade da campanha de prevenção realizada pelo Ministério da Saúde.

As divergências também aconteceram no organismo que coordena a luta contra a dengue, transmitida pelo mosquito 'Aedes aegypti', o que ocasionou a destituição de seu responsável, Ivan Allende.

Lacognata disse que os deputados tomaram a iniciativa de declarar emergência nacional porque 'segundo os epidemiologistas, o ápice da epidemia acontecerá dentro de 15 dias, aproximadamente', afirmou Lacognata.

O deputado, que é médico de formação, sustentou que o número oficial de doentes 'seria a décima parte do que realmente existe. Hoje, esse número estaria por volta de 100 mil casos'.

Lacognata lembrou que 33% da população do Paraguai, de cerca de 6 milhões de habitantes, não tem acesso aos serviços básicos de saúde, e que, além disso, essa percentagem fica nos lugares mais isolados.

Caminhoneiros e autoridades municipais de Assunção e de localidades vizinhas começaram hoje uma campanha para a retirada de pneus velhos, já que os especialistas consideram que 70% dos criadouros do mosquito transmissor ficam em águas limpas estagnadas.

Embora no Paraguai a dengue tenha se tornado endêmica desde 1999, quando foram registrados 600 mil casos, é a primeira vez que acontecem mortes pelo tipo hemorrágico.

Em sua variação clássica, a dengue apresenta como sintomas febre alta, dor de cabeça, nos olhos e nos ossos. Já a variante hemorrágica, além desses sintomas, provoca prostração, sangramentos nas gengivas e nas vias urinária e retal.