General italiano Graziano assume o comando das forças da ONU no Líbano

Por

Agência EFE

BEIRUTE - O general italiano Claudio Graziano assumiu nesta sexta-feira o comando da Força Interina da ONU no Líbano (Finul) em cerimônia oficial, na qual prometeu ajudar à estabilização do sul do país.

"Trabalharemos com o Exército libanês e as autoridades do país e aportaremos nossos esforços para estabilizar o sul', afirmou o novo dirigente da Finul no quartel-general das forças, situado na localidade meridional de Nakura.

Graziano substitui o general francês Alan Pellegrini que permaneceu três anos à frente da força multinacional.

- Nossas relações com as diferentes comunidades constituem o fator-chave para o êxito da missão e me esforçarei para que estas sejam fortes e sejam promovidas dentro de um ambiente de respeito mútuo - disse o general italiano.

Itália enviou cerca de 2.600 capacetes azuis ao Líbano, o maior contingente da Finul, que conta na atualidade com uns 12.000 militares.

As forças se encontram postadas no sul do país em virtude da resolução 1.701 do Conselho de Segurança da ONU, que pôs fim à guerra israelense contra o Líbano, entre julho e agosto do ano passado.

A Finul tem como missão ajudar o Exército a assentar a autoridade do Estado no sul, controlado desde a retirada israelense em maio de 2000 pelo grupo xiita Hisbolá, que liderou a luta contra a ocupação durante 22 anos.

O presidente do país, Émile Lahoud, pediu hoje à ONU a que ponha fim às violações do território libanês por parte israelense.

Além disso, Lahoud mostrou sua surpresa por que a Finul ainda não aplicou o cessar-fogo tal e como estipula a resolução 1.701, em referência às contínuas violações do espaço aéreo libanês e à presença de forças israelenses na aldeia fronteiriça de Gayar, tomada durante a ofensiva do último semestre e que ainda continua ocupada.