Advogados de Saddam pedem nomeação de advogado externo

Por

Agência JB

BAGDÁ - Os advogados de Saddam Hussein vão pedir a nomeação de um 'amicus curiae', uma figura legal com a função de assegurar um julgamento justo ao ex-presidente iraquiano, no processo 'Al Anfal' sobre o extermínio de curdos entre 1987 e 1988.

Giovanni Di Stefano, advogado italiano de Hussein, explicou em comunicado que pedirá ao juiz do caso, Emmet H. Sullivan, e ao Alto Tribunal iraquiano a nomeação de um 'amicus curiae', escolhido de uma lista apresentada pela Associação Internacional de Advogados, da organização Anistia Internacional. Di Stefano, que também defendeu Slobodan Milosevic, explicou que esta figura jurídica já foi utilizada no julgamento do Tribunal de Haia contra o presidente sérvio 'com resultados eficazes e úteis', para 'assegurar que estava efetivamente protegido'.

O advogado afirmou que a proposta se tornou obrigatória 'depois que o ex-presidente iraquiano não pôde escolher seus advogados presentes no tribunal, e os que foram nomeados não parecem eficazes'.

No comunicado, os advogados de Hussein acrescentam que também apresentaram o pedido para poder examinar documentos relativos às ações comerciais do Catar, Itália, Alemanha, França, Holanda e Reino Unido com o Iraque, entre 1983 e 1999.