☰

Combates no Sri Lanka deixam mais de dois mil deslocados

Por

EFE

COLOMBO (Sri Lanka - Mais de duas mil pessoas, a metade delas crianças, chegaram nesta segunda-feira a campos de abrigo na região de Batticaloa, no leste do Sri Lanka, fugindo dos combates entre o Exército cingalês e a guerrilha tâmil, informou hoje o Ministério da Defesa.

Segundo uma fonte oficial, são mais de 16 mil os deslocados que escaparam das zonas de combate desde novembro. No início de dezembro a ONU alertou sobre a difícil situação de outros 35 mil civis presos na região de Vakarai, também em Batticaloa, em meio aos combates.

O grupo armado Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) divulgou nesta segunda-feira um comunicado no qual acusa o Governo cingalês de atacar deliberadamente os povoados civis dos quais os deslocados fugiram.

Segundo a guerrilha tâmil, a população desta etnia que se vê obrigada a se refugiar no território controlado pelo Governo sofre discriminações e, às vezes, os envios de ajuda humanitária internacional destinados a ela são bloqueados.

Desde 1983, o conflito entre o Governo do Sri Lanka e o LTTE causou mais de 65 mil mortes, 800 mil deslocados e 90 mil refugiados, a grande maioria na Índia, segundo dados da Comissão Européia