Tailândia crema os últimos 125 corpos de vítimas do tsunami de 2004

Por

EFE

BANGCOC - Equipes sanitárias da Tailândia cremaram nesta quarta-feira os últimos 125 corpos das vítimas não identificadas do tsunami que há quase dois anos provocou a morte de cerca de 5.400 pessoas ao atingir o litoral sudoeste do país.

A cremação aconteceu na província de Phang Nga, uma das mais atingidas pela catástrofe, após uma cerimônia celebrada por monges budistas e representantes de outras religiões.

A direção do Centro de Identificação de Vítimas do Tsunami, criado dias após a calamidade com o apoio da Interpol e de policiais estrangeiros, também esteve presente na cerimônia.

O trabalho de identificação das vítimas, a maioria em avançado estado de decomposição, foi descrito como uma das maiores operações forenses já realizadas.

Após a cremação, os restos mortais das vítimas foram colocados em cofres de alumínio e enterrados em uma vala comum.

Outros 300 corpos, também de vítimas não identificadas, foram cremados em outubro e novembro, depois de os especialistas recolherem amostras para exames de DNA de cada uma delas para uma eventual identificação no futuro.

Segundo a ONU, 226.408 pessoas de 12 países banhados pelo Oceano Índico morreram após o tsunami ocorrido em 26 de dezembro de 2004.