Cristina Kirchner é condenada a 6 anos de prisão por corrupção

...

Por JB INTERNACIONAL

A vice-presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, fala com apoiadores ao lado de fora de sua casa, dias após ser acusada em um caso de corrupção

Um tribunal federal de Buenos Aires condenou nesta terça-feira (6) a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, a seis anos de prisão pela acusação de corrupção durante o período em que foi chefe de Estado (2007-2015).

Apesar da condenação no processo conhecido como "Causa Vialidad", ela não será detida por ter imunidade parlamentar tanto por sua eleição como senadora como por ser a vice-presidente do país.

A justiça ainda determinou que ela fique inelegível para sempre para cargos públicos, reconhecendo-a culpada das denúncias. A argentina, no entanto, nega as acusações e diz ser vítima de uma perseguição política.

Cristina foi condenada pelo crime de administração fraudulenta em detrimento da administração pública com obras públicas em Santa Cruz entre 2007 e 2015, mas foi absolvida pelo crime de associação ilícita.

Desta forma, o tribunal fixou uma pena de seis anos e não de 12 anos como havia sido pedido pelo Ministério Público.

O caso está na justiça desde 2019 e envolve ainda outras 12 pessoas em um escândalo que afeta o megaempresário Lázaro Báez, também condenado a seis anos de prisão por administração fraudulenta.

Ao todo, 51 obras na região teriam irregularidades, o que corresponde a cerca de 80% de tudo que foi feito pelo governo durante aquela época. Cristina e os outros réus ainda poderão recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal. (com agência Ansa)