Chefe do Executivo da UE visitará Kiev nesta semana
Ursula von der Leyen deve se encontrar com Volodymyr Zelensky
Dois dos principais representantes da União Europeia visitarão Kiev nesta semana para se reunir pessoalmente com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
A missão será capitaneada por Ursula von der Leyen, mandatária da Comissão Europeia (poder Executivo da UE), e Josep Borrell, alto representante do bloco para Política Externa.
Segundo um porta-voz de Von der Leyen, o encontro ocorrerá antes do evento "Stand up for Ukraine" ("Levante-se pela Ucrânia", em tradução literal), marcado para o próximo sábado (9) em Varsóvia, na Polônia, e cujo objetivo é arrecadar fundos para ajudar os afetados pela guerra.
Essa será a segunda missão de membros do alto escalão das instituições da UE em Kiev desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro. No último dia 1º de abril, a presidente do Europarlamento, Roberta Metsola, visitou a capital ucraniana e também se reuniu com Zelensky e outras lideranças políticas.
As missões da UE na Ucrânia acontecem após a Rússia ter reduzido suas ações militares na região de Kiev para concentrar os esforços nos frontes oriental e meridional.
Essa movimentação permitiu a retomada do controle de cidades nos arredores da capital, como Irpin e Bucha, e a descoberta de inúmeros indícios de crimes de guerra contra a população civil nas áreas que estavam sob ocupação russa. (com agência Ansa)
