Pelo menos 9 mortos em enchentes 'históricas' em Nova York, Nova Jersey
.
Inundações mataram pelo menos nove pessoas, varreram carros, submergiram linhas de metrô e interromperam voos em Nova York e Nova Jersey, enquanto os remanescentes do furacão Ida trouxeram chuvas torrenciais para a área.
O prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, descreveu a enchente e o clima na noite dessa quarta-feira (1º) como um "evento meteorológico histórico", e o Serviço Meteorológico Nacional emitiu uma emergência de inundação repentina na cidade de Nova York pela primeira vez.
Os esforços de recuperação estavam em andamento na manhã desta quinta-feira (2) para trazer de volta os sistemas de transporte que atendem a milhões de residentes na densamente povoada área metropolitana.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, pediu aos passageiros que ficassem em casa sem trabalhar e pediu paciência para "nos dar algum tempo para ter uma restauração completa dos trens" depois que o serviço foi interrompido em grande parte da área, deixando muitos passageiros perdidos durante a noite.
"Este é um livro de recordes", disse Hochul à CNN.
A tempestade despejou "taxas extremas de chuva" de 5 a 7,6 cm por hora ao longo do corredor da Filadélfia até a cidade de Nova York, disse o Serviço Meteorológico Nacional .
O serviço de metrô na cidade de Nova York permaneceu "extremamente limitado" na manhã desta quinta-feira, disse a Metropolitan Transit Authority (MTA). Janno Lieber, presidente e CEO do MTA, disse à mídia local que demoraria até o final do dia para restaurar o serviço completo.
A Long Island Railroad, que também é administrada pela MTA, disse na manhã desta quinta-feira que os serviços na maioria de suas filiais foram restaurados, mas os passageiros devem esperar atrasos em todo o sistema de até 30 minutos.
Imagens postadas nas redes sociais durante a noite mostraram água jorrando sobre as plataformas do metrô e trens. Os primeiros socorros evacuaram as pessoas do sistema de metrô, disse Lieber em um comunicado anterior.
Pelo menos uma pessoa foi morta enquanto as enchentes inundavam a cidade de Passaic, em Nova Jersey, disse o prefeito Hector Lora à CNN.
A NBC New York relatou que mais uma pessoa morreu em Nova Jersey e sete morreram na cidade de Nova York, incluindo um menino de dois anos. A mídia local relatou que as pessoas ficaram presas em seus porões enquanto a tempestade fazia a água subir pela cidade.
Lora disse que o corpo de um homem de 70 anos foi resgatado das enchentes. O veículo em que o homem estava foi arrastado pela água e os bombeiros foram arrastados para baixo do veículo, impedindo que o alcançassem, informou a CNN.
Os governadores de Nova York e Nova Jersey declararam estado de emergência na noite dessa quarta-feira.
Todos os veículos não emergenciais foram proibidos de circular nas ruas de Nova York até às 5h (9h GMT) desta quinta-feira devido ao clima, disseram as autoridades da cidade no Twitter.
Pelo menos cinco emergências de inundação repentina foram emitidas na noite dessa quarta-feira pelo Serviço Nacional de Meteorologia, estendendo-se do oeste da Filadélfia ao norte de Nova Jersey.
Todos os serviços ferroviários do New Jersey Transit, exceto a Atlantic City Rail Line, foram suspensos, disse o serviço em seu site.
Os tornados gerados pela tempestade atingiram partes da Pensilvânia e Nova Jersey, mostraram imagens nas redes sociais.
O Aeroporto Newark Liberty de Nova Jersey disse no Twitter que estava passando por "fortes inundações". Ele disse que retomou "operações de vôo limitadas" perto da meia-noite, depois que todas as atividades de voo foram suspensas na noite dessa quarta-feira.
Mais de 200.000 consumidores de eletricidade ficaram sem energia na manhã desta quinta-feira em cinco estados do nordeste que receberam a maior parte das chuvas durante a noite, principalmente na Pensilvânia e em Nova Jersey, de acordo com PowerOutage.US, que reúne dados de empresas de serviços públicos. Também houve interrupções em Nova York, Connecticut e Massachusetts, disse.
O golpe na região aconteceu três dias depois que Ida atingiu o sul da Louisiana como um furacão muito poderoso. Os voos de reconhecimento revelaram comunidades inteiras devastadas pelo vento e inundações. (com agência Reuters)
