Coreia do Norte renuncia aos Jogos Olímpicos por receio da Covid

Decisão foi 'para proteger os atletas' do novo coronavírus

Por JORNAL DO BRASIL

Membros da delegação da Coreia do Norte nos Jogos de Inverno de 2018

O Ministério dos Esportes da Coreia do Norte informou nesta terça-feira (6) que o país não disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Em uma reunião, o Comitê Olímpico norte-coreano decidiu não participar das Olimpíadas "para proteger os atletas da crise de saúde global causada pela Covid-19".

Esse é o primeiro Jogos Olímpicos que a Coreia do Norte não disputará desde 1988, quando o evento aconteceu em Seul, na Coreia do Sul.

A decisão dos norte-coreanos não deverá ser recebida pelo vizinho do sul, que tinha nas Olimpíadas uma rara chance de fazer contato oficial com Pyongyang.

A Coreia do Norte disputou os Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1972 e só não marcou presença nas edições de 1984, quando participou de um boicote liderado pelos soviéticos, e de 1988. O país já conquistou 16 medalhas de ouro em diversas modalidades, como levantamento de peso, luta livre, ginástica, boxe e judô. (com agência Ansa)

Em janeiro, o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, afirmou em carta de Ano Novo  que o país estava livre da covid-19. Ele agradeceu o apoio da população e desejou saúde às famílias norte-coreanas.