Democratas declaram vitória sobre governador do Kentucky apoiado por Trump
Democratas dos Estados Unidos declararam uma vitória inesperada sobre um governador republicano apoiado pelo presidente Donald Trump, em um eleição na terça-feira, e também assumiram o controle do Legislativo da Virgínia, onde o sentimento anti-Trump continua forte nos subúrbios.
Os resultados das eleições de terça-feira em quatro Estados, incluindo Mississippi e Nova Jersey, podem dar pistas sobre o rumo da eleição presidencial do ano que vem, na qual Trump buscará um segundo mandato de quatro anos.
No Kentucky, o procurador-geral democrata Andy Beshear, cujo pai, Steve, foi o último governador democrata, obteve uma vitória apertada sobre o governador Matt Bevin, apesar de um comício estrelado por Trump na véspera da votação em apoio a Bevin.
Em um discurso feito em Lexington, no Kentucky, na noite de segunda-feira, Trump --que venceu a disputa presidencial no Kentucky em 2016 por 30 pontos percentuais-- disse aos eleitores que precisavam reeleger Bevin, senão especialistas diriam que o presidente "sofreu a maior derrota da história do mundo".
Os comentários refletiram até que ponto Bevin, de 52 anos, tentou nacionalizar a campanha, enfatizando o apoio de Trump em meio a um inquérito de impeachment do presidente republicano no Congresso liderado por democratas.
A vitória surpreendente de Beshear também pode fortalecer as esperanças dos democratas de destronar o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, que estará na cédula do Estado no ano que vem.
Trump afirmou no Twitter que seu comício ajudou Bevin a evitar uma derrota ainda maior e se vangloriou de que os republicanos venceram várias outras disputas estaduais.
"@MattBevin cresceu ao menos 15 pontos nos últimos dias, mas talvez não o suficiente (as notícias falsas culparão Trump!)", escreveu o presidente.
Enquanto isso, democratas conquistaram as duas câmaras do Legislativo da Virgínia, o que dará ao partido o comando completo do governo estadual pela primeira vez em um quarto de século.
Trump evitou a Virgínia, onde os democratas tiveram sucesso em distritos dos subúrbios nas eleições congressuais do ano passado, como fizeram em Estados de todo o país. A eleição de terça-feira, na qual os democratas prevaleceram em vários subúrbios do norte da Virgínia, sugere que a tendência se mantém.
Em Nova Jersey, acredita-se que os democratas manterão a maioria da Assembleia Geral estadual, a câmara baixa da legislatura.
