Trump diz que EUA e Guatemala estão próximos de fechar acordo sobre imigrantes

Por

WASHINGTON (Reuters) - Estados Unidos e Guatemala estão próximos de chegar a um acordo de "terceiro país seguro" como parte de esforços para conter a imigração direcionada aos Estados Unidos, disse o presidente norte-americano, Donald Trump, nesta quarta-feira, sem oferecer detalhes sobre quando tal acordo poderia ser concretizado.

Trump, que fez os comentários em uma reunião de conservadores religiosos em Washington, havia dito na semana passada que as duas partes estavam próximas de atingir um acordo, mas o ministro do Interior da Guatemala disse que o país centro-americano ainda não havia se comprometido.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Se a Guatemala aceitar o acordo, será obrigada a processar pedidos de asilo de imigrantes que adentraram seu território primeiramente embora estejam em direção a outro país. Isso poderia ser aplicado a imigrantes hondurenhos ou salvadorenhos que estejam passando pela Guatemala.

O México até agora se recusou a assumir o papel de "terceiro país seguro" apesar das pressões de Washington para que faça mais para controlar o fluxo migratório em sua fronteira sul com a Guatemala.

(Reportagem de Alexandra Alper)