Agência de aviação dos EUA identifica novo potencial risco no Boeing 737 MAX

Teste em simulador evidenciou problema

Por

Aviões Boeing 737 MAX na fábrica da empresa, em Renton

WASHINGTON (Reuters) - A agência norte-americana de aviação FAA identificou um novo potencial risco que a Boeing precisa resolver no jato 737 MAX antes que a aeronave possa voltar a serviço, afirmou o órgão à Reuters nesta quarta-feira.

O risco foi descoberto durante um teste em simulador na semana passada disseram fontes com conhecimento do assunto à Reuters.

A falha encontrada significa que a Boeing não poderá conduzir um voo de certificação da aeronave até 8 de julho, disseram as fontes, e a FAA vai passar pelo menos duas a três semanas revendo os resultados antes de decidir se o avião pode voltar a voar.

No mês passado, representantes da FAA afirmaram a membros da indústria da aviação que a aprovação do 737 MAX poderia ocorrer em junho.

A Boeing tem trabalhado em uma atualização para o sistema de prevenção de stoll conhecido como MCAS desde a queda de 737 MAX operado pela Lion Air na Indonésia em outubro, quando pilotos perderam um cabo de guerra com o software do avião que repetidamente fez o nariz do jato apontar para baixo.

O 737 MAX saiu de operação no mundo todo depois de uma segunda queda, ocorrida em março, na Etiópia. A tragédia também envolveu o sistema MCAS. As duas quedas mataram 346 pessoas.

"Na mais recente questão, o processo da FAA é projetado para descobrir e ressaltar potenciais riscos. A FAA recentemente encontrou um risco potencial que a Boeing precisa mitigar", afirmou a agência em comunicado à Reuters.

Questionada sobre o novo risco encontrado, a Boeing afirmou que está "trabalhando de perto com a FAA para um retorno seguro do MAX ao serviço".

Duas fontes com conhecimento do assunto afirmaram à Reuters que um piloto de teste da FAA executou durante testes simulados na semana passada cenários que procuravam intencionalmente ativar o sistema MCAS. Durante uma ativação, a aeronave levou um período estendido para recuperar o sistema estabilizador usado para controlar o avião, afirmaram as fontes.

Não ficou claro se a situação pode ser resolvida com uma atualização de softarwe ou se trata-se de uma questão de microprocessador. A Boeing afirmou à FAA que acredita que o problema poderia ser resolvido com uma atualização do software.

Por David Shepardson