EUA preparam retirada de forças militares na Síria

Por

Fumaça se espalha após bombardeios na província de Deir Ezzor, perto de Hajin, Leste da Síria, em 15 de dezembro

As Forças Armadas dos Estados Unidos preparam a retirada total de suas forças na Síria, de acordo com fontes ligadas ao assunto, uma reversão abrupta na estratégia militar do país no Oriente Médio. Autoridades americanas começaram a informar parceiros no nordeste da Síria sobre os planos para começar a retirada imediata das forças da área em que ocorre uma campanha contra o Estado Islâmico.

Militares americanos têm se recusado a tratar publicamente do cronograma para a retirada. A Casa Branca não respondeu ainda a um pedido de informações. O presidente Donald Trump afirmou na manhã desta quarta-feira no Twitter que "Nós derrotamos o Isis Estado Islâmico na Síria, minha única razão de ser durante a presidência Trump".

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou anteriormente lançar um ataque contra parceiros curdos dos EUA na Síria. Erdogan se opõe à parceria americana com forças curdas em território sírio, já que ele vê os curdos como uma força de desestabilização da Turquia.

Atualmente, mais de 2 mil agentes dos EUA trabalham aliados a militantes sírios para derrotar o Estado Islâmico. Fonte: Dow Jones Newswires.