Sindicato de atores baianos critica escalação da próxima trama das 21h

"De volta para casa", de João Emanuel Carneiro, será ambientada na Bahia 

Por Karina Kuperman

Um grupo de atores baianos divulgou uma carta aberta direcionada à Rede Globo por conta da escalação dos atores da próxima trama das 21h, "De volta para casa", de João Emanuel Carneiro. É que a história, que terá direção de Dennis Carvalho, será ambientada na Bahia e deve trazer nos papeis principais Emilio Dantas e Giovanna Antonelli. Vale lembrar que, recentemente, foi noticiado na imprensa que a atriz teria sido cortada do elenco por ser “branca demais”. No entanto, a Globo voltou atrás e a escolheu mesmo assim para a personagem, por insistência do autor.

Os artistas baianos demonstram irritação com a situação. “O que queremos é uma participação maior de artistas da Bahia em novelas, inclusive para não haver o trabalho de se imitar o sotaque baiano. Tem gente até que faz isso de forma charmosa, mas é desnecessário, temos elenco para isso. Não queremos que os atores daqui se limitem à figuração”, declarou o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos da Bahia (Sated-BA), Fernando Marinho, em entrevista à revista "Veja".

Confira a carta na íntegra:

Carta Aberta à Rede Globo de Televisão:

Cara produção da novela De volta para casa, da Rede Globo de Televisão

Com muita alegria que nós, atores e atrizes da Bahia, recebemos a notícia que nossa terra será mais uma vez cenário de uma produção da emissora, desta vez do autor João Emanuel Carneiro e produção de elenco de Vanessa Veiga. Temos muito orgulho do grande potencial das nossas locações, com suas riquezas naturais e paisagens urbanísticas, do rico terreno em temáticas, do caldeirão cultural em constante ebulição e do berço histórico do nosso país. Mas, sobretudo, nos envaidecemos por nossa gente!

A Bahia é terra de povo guerreiro e trabalhador, de profissionais e mentes brilhantes, de onde brotam Jorges, Zélias, Betâneas Caetanos, Glaubers, Gils, Gals, Danielas e Ivetes. Mas não só da literatura e música se faz o nosso tabuleiro. Talentos ‘Made in Bahia’ em interpretação para o audiovisual também são nossa especialidade! Wagner Moura, Lázaro Ramos, Vladimir Brichta, Regina Dourado, João Miguel, Luís Miranda, Fábio Lago, Edvana Carvalho, Daniel Boaventura, Cyria Coentro, Fabrício Boliveira, Laila Garin e muitos. Da mesma plantação de onde vieram estes, ainda existem muitos outros com a mesma formação, qualidade técnica e artística e trajetórias profissionais parecidas (muitas vezes, até compartilhadas) com capacidade para assumir papéis importantes e de destaque em qualquer produção audiovisual no Brasil ou no exterior.

Através desta carta, todos nós do Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia junto ao Sated-BA informamos que estamos disponíveis e aptos a compor o elenco principal em sua produção, e não apenas papéis secundários, sem falas e pequenas participações. Temos consciência que lugar de elenco baiano não é na figuração especial.

As atrizes e os atores baianos ‘colocam a cara no sol’, não se recolhem à sombra e estão preparados para, junto com a sua produção, protagonizar essa história de sucesso que será esta novela com a cara e jeito da Bahia que, com certeza, não deixará de retratar com fidelidade este povo tão cativante e envolvente, do qual nós somos parte e representamos tão bem.

Estamos ansiosas e ansiosos com a chegada da sua equipe. Com certeza, serão todos recebidos com a nossa famosa hospitalidade com gosto de dendê e braços abertos. Sem dúvidas, faremos todos se sentirem em casa e De Volta para Casa.”