SPFW Day #1: índios, globais e fashionistas se misturam na semana de moda!

Desfile da Cavalera foi o ponto alto do dia, com Reynaldo Gianecchini e tribo indígena

Por

A edição Verão 2016 da São Paulo Fashion Week começou nesta segunda (13), movimentado o Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A grife responsável por abrir os trabalhos do primeiro dia da semana de moda foi a Animale, que revisitou o Café Society de décadas atrás com um toque minimalista.

Logo depois, foi a vez da UMA voltar seu olhar para o próprio umbigo ao flertar com a androginia e o minimalismo, referências fortes dos anos 90 e preciosas para a diretora Raquel Davidowicz. Preto, branco e cinza dominaram os looks, que oscilavam entre a alfaiataria e transparências fluidas.

A TNG recrutou Paulo Zulu para seu desfile e o cercou de um trio poderoso: Mariana Weickert, Gianne Albertoni e Shirley Mallmann. O desfile teve inspiração 60’s, evocando ícones como Elvis Presley, tudo perfeito sob o comando de Tito Bessa. A moda descomplicada criada por Enrico Pascoal mostrou seu toque praiano, com ótima alfaiataria emprestando legitimidade ao conjunto da obra.

Ainda embarcando na pegada sessentinha, a PatBo mergulhou fundo na década, mas com uma direção mais para Swinging London. Patricia Bonaldi, a estilista da marca, consegue fazer com que suas criações soem originais e graciosas. Destaque para as peças confeccionadas em acetato e acrílico, que chamam atenção junto de libelinhas, tafetá e organza.

Fechando a noite, a Cavalera levou ao SPFW sua imersão no universo indígena. Com a presença de 21 integrantes da tribo Mutum, dos Yawanawás, do Acre, houve dança, pintura corporal e tudo o mais a que se tinha direito. As modelos desfilavam por entre o grupo, no gramado a céu aberto. Ponto alto do dia.

E, se Reynaldo Gianecchini encabeçava o casting do desfile, na plateia nomes como Deborah Secco, Rodrigo Lombardi, Marieta Severo e Yasmin Brunet assistiam compenetrados ao desfile. Achou o time um pouco inusitado? Pois então, o quinteto estava lá para gravar cenas de ‘Verdades secretas’, próximo folhetim das 23h, escrito por Walcyr Carrasco. 

colunaheloisatolipan@gmail.com