Campanhas celebram os 50 anos das Havaianas em edição limitada

Por IESA RODRIGUES

Elas continuam sendo lembradas como as que não têm cheiro nem soltam as tiras. Mas começaram como “novo modelo de palmilha com  forquilha”, como foram definidas na patente de modelo industrial, no registro do Departamento Nacional da Propriedade Industrial, em 13 de agosto de 1964, reconhecendo os chinelos criados em 1962 pela Alpargatas. Apesar de serem símbolos do Brasil, ficaram famosas como as Havaianas, que completam 50 anos de produção, passando por várias fases.

Desde a origem, quando era o calçado mais humilde ao alcance de todos os bolsos, até a atualidade, em que se transformou em peça de coleção, a sandália Havaiana conquistou os pés dos surfistas, chamou a atenção das garotas de Ipanema e ganhou prestígio no universo da moda. Foram lançados diversos modelos, de saltos mais altos, com tiras oblíquas e o estilo original nunca perdeu a graça, principalmente com as tiras viradas na sola.

 O modelo em si sempre fez sucesso. Mas além das tiras, do solado de borracha e das cores variadas, havia a campanha publicitária. Desde que Chico Anysio avisou que eram as únicas que não soltavam as tiras, etc, etc, foram 140 campanhas, muitas veiculadas internacionalmente – afinal mais de 80 países ostentam as Havaianas nas vitrines, como as melhores flip-flops que existem. Quem não leva os novos modelos na bagagem, quando viaja para fora do Brasil? E quando foi lançado o modelo branco, com a bandeirinha brasileira na lateral da tira? Francesas, inglesas, alemãs, todas as meninas fashion queriam com a bandeira.

 Mesmo com tanto investimento em marketing e propaganda, a marca é discreta, pouco festeira. A solução perfeita para celebrar os 50 anos foi lançar uma edição limitada do livro com as 50 principais campanhas. Na capa, uma Havaiana com uma fatia cortada, como se fosse o bolo de aniversário.

E a outra ação, que é um presente para seus adeptos, é o modelo especial, no azul turquesa que lembra o azul Tiffany’s, que terá 100% da renda líquida revertida para os projetos brasileiros da UNICEF. Mais uma peça colecionável, que está chegando aos pontos de venda neste mês de agosto

Algumas frases de campanhas

 “Concurso de Miss está fora de moda porque elas insistem em usar maiô com salto alto”

 “Num SPA, se não estão presentes, é porque comeram”(nesta página dupla, as tiras aparecem em meio a um mar de balinhas tipo MM)

 “Que pedir a um ano novo / Fama, grana, remissão? / Pra quê, há coisas mais bacanas / quero sossego e Havaianas