São Paulo Fashion Week abre com atriz de Hollywood na Animale  

Por IESA RODRIGUES

Amanhã começa a edição do verão da São Paulo Fashion Week, em São Paulo, com um tema desenvolvido por Paulo Borges e Isay Weinfled em torno de “A gente transforma – histórias que contam”, seguindo a trilha da sustentabilidade. Uma boa iniciativa, já que a moda é um setor que polui bastante, mas tem se esforçado para encontrar processos que poupem água e energia e materiais que aproveitem resíduos (peles e couros de peixes, por exemplo).

Mas este é um detalhe quase secundário, já que o foco é a novidade que vira notícia, as celebridades na plateia e nas passarelas. Por enquanto (há sempre confirmações de última hora) a lourinha dos Transformers, a Rosie Huntington-Whiteley é a mais importante, e vai causar logo no primeiro dia, porque fará parte do elenco da Animale. Ashton Kutcher vai faltar à sua costumeira aparição discreta na Colcci, já que está como protagonista no filme sobre Steve Jobs. Alessandra Ambrosio está às voltas com o segundo bebê.

Ronaldo Fraga e a grife Forum voltam ao evento – mas esqueçam: Tufi Duek não vai, se afastou do circuito fashion depois da venda das suas marcas para o grupo ACM, de Santa Catarina.

Na moda, o que se espera tem muito a ver com estampas, artes plásticas, shorts com alfaiatarias, inspirações navy – elas não se esgotam -, recortes e muito foco na roupa que tanto vai para a praia como para a noite. Uma espécie de praia de luxo, tema bastante explorado pelos designers contemporâneos.

Dois exemplos destes temas são as coleções de André Lima e a Osklen. O paraense André, baseado em São Paulo, deve encantar com a interpretação de imagens psicodélicas pesquisadas por um francês, Philippe Thieyre – espera-se um show de estampas e cores. Já Oskar Metsavaht enfatizará o verão de surfe e praia, com o tema Endless Summer (filme emblemático do surfe dos anos 1960). Mas na Osklen a moda será o Presente, sem pretensões vintage ou futuristas.

 A Animale abre a agenda hoje,  às 16h30, com o estilo assinado por Priscila Darolt. Hoje será um dia forte, pois inclui a linha feminina de Alexandre Herchcovitch, a Tufi Duek, assinada por Eduardo Pombal, as surpresas de Fause Haten, com seus desfiles performáticos e encerra com a Triton, marcada para as 21h30, na Bienal.

 Agenda dos desfiles da 33ª SPFW

 Segunda-feira, dia 11: Animale, Alexandre Herchcovitch (feminino); Tufi Duek; FH por Fause Haten; Triton

Terça-feira, dia 12: Paula Raia; Ellus: Movimento: Iódice; Ronaldo Fraga

Quarta-feira, dia 13: Água de Coco; UMA; Adriana Degreas; Forum

Quinta-feira, dia 14: Neon; João Pimenta; Juliana Jabour; Jefferson Kulig; Osklen; Colcci

Sexta-feira, dia 15: Reinaldo Lourenço; R. Rosner; Gloria Coelho; Alexandre Herchocovitch (masculino); Vitorino Campos; Lino Villaventura

Sábado, dia 16: Cavalera; André Lima; Têca; Fernanda Yamamoto; Amapô; Samuel Cirnansck