Jóias se destacam no panorama de design e de lançamentos 

Por IESA RODRIGUES

O estilo brasileiro chama a atenção do mundo na moda praia e nos jeans. Além destes dois setores, temos outro campo importante e até premiado: as jóias.  Os Estados Unidos têm a Tiffany, a Itália, a Bulgari; a França, a Cartier. Ok, há os diamantes Harry Winston, a Chopard – mas o trio acima tem status fashion, sem ser ligado a roupas ou acessórios. Quanto ao Brasil, temos a H. Stern, Amsterdam Sauer, Antonio Bernardo, Lisht, Natan e a cada dia surgem novos nomes talentosos. Ou se firmam multimarcas, como a Sara, que acrescenta os relógios Rolex a criações em pedras perfeitas.

30 anos de renovação

Parece que foi ontem, que Antonio Bernardo abriu a primeira loja no shopping da Gávea. Para celebrar o 30º aniversário da sua grife, Antonio Bernardo Hermann revisitou não só as primeiras joias, como as pulseiras Wish e os anéis para colecionar, como repetiu as melhores vitrines natalinas nesta temporada – várias delas foram premiadas como destaques de Natal. Antonio tem prêmios internacionais no currículo, aquela primeira joalheria se transformou em rede e vendas on line, como designer, ele se dá ao luxo de brincar com a criação, inventando bichos. E o grande feito do seu trabalho foi fazer da jóia um elemento de moda em vez de uma peça para guardar nos cofres dos bancos.

Tesouros no Fashion Mall

Miriam Kimelblat lotou de convidados os corredores do Fashion Mall nesta semana. Depois de alguns anos como ateliê independente, usando a experiência adquirida na Natan, Miriam finalmente saiu do guarda-chuva de proteção familiar e abriu as portas da elegante loja própria. Na coleção, as formas orgânicas, as flores e maneiras inusitadas de utilizar os brilhantes.

No mesmo Fashion Mall, Lisht Marinho refez seu espaço, que virou a flagship da marca, com a consultoria de Marcia Cabral e projeto da Modo. A coleção e a ambientação conceitual podem ser um esquenta para entrar no mercado paulistano.

Musas e inspirações

A linda Antonia Frering realça as peças da Sara Joias, compete como ícone com Gisele Bundchen, que voltou às campanhas da Vivara, desbancando Grazi Massafera. Na Sara, pendentes de ouro com os símbolos da cabala, são destaques na coleção Espelho.

Outro tema atual, a tatuagem, inspirou o designer Miguel Simek. Miguel criou brincos em prata e prata banhada a ouro, alguns com pedras semipreciosas. A coleção Tattoo está nas vitrines da multimarcas Maria Preta, no shopping da Gávea