Platini cancela reunião da Uefa para debater crise na Fifa

Presidente da entidade pediu 'mais tempo' para avaliar situação

Por

O presidente da Uefa, Michel Platini, anunciou nesta terça-feira (03) que cancelou a reunião que ocorreria no próximo sábado (06) entre as lideranças do futebol europeu. O encontro teria como foco o debate sobre a crise que atingiu a Fifa.

    "Estou seguindo com grande preocupação, a mesma de tantos apaixonados do futebol em todo o mundo, os desenvolvimentos das investigações sobre a corrupção no seio da Fifa. Por causa do anúncio de ontem e à imprevisibilidade do desenvolvimento das ações, eu acredito que seja melhor adiar a reunião", disse o francês se referindo ao fato de Joseph Blatter ter colocado o cargo à disposição.

    Em nota divulgada através do site da entidade, o mandatário ainda ressaltou que "a cada dia aparecem novas informações" e que por isso é "sábio" ter mais tempo para avaliar a situação e "assumir uma posição comum". O encontro havia sido marcado na semana passada, após o FBI ter detido sete dirigentes do alto escalão da Fifa. Para Platini, o importante é que esse final de semana tenha apenas um protagonista, a final da Liga dos Campeões que ocorre em Berlim, entre Juventus e Barcelona. Ainda ontem (02), o dirigente francês havia comentado que a decisão de Blatter, de deixar a Presidência, era "justa e corajosa".

    Quem falou sobre a saída do suíço da entidade máxima do futebol foi o italiano Carlo Tavecchio, que preside a Federação Italiana de Futebol (Figc). Para ele, que mudou o voto da entidade e apoiou o candidato jordaniano nas eleições da última sexta-feira (29), a saída de Blatter não é uma "vitória de Platini e da Figc". "As vitórias são outras. Acredito que o comportamento de nossa federação tenha sido correto. Repito, foi uma decisão sofrida, mas tomada em uma situação em que a clareza era indispensável", destacou. Tavecchio ainda acrescentou que "o nosso candidato para a futura Presidência da Fifa é Michel Platini, caso ele resolva se candidatar".

    Quem também comentou a saída de Blatter foi o comissário da União Europeia para a Cultura e o Esporte, Tibor Navracsics. "Os últimos desenvolvimentos internos na Fifa representam um primeiro passo de um longo processo, que agora deve seguir para restabelecer a confiança nos confrontos de um sistema concreto de bom governo da Fifa", ressaltou o comissário. (ANSA)