Senna foi o maior de todos os tempos, mas não é unanimidade

Piloto de Fórmula 1 morreu há exatos 19 anos em Imola (Itália)

Por Marcos Chavarria

Há exatos 19 anos, o mundo se despediu de uma das figuras mais talentosas e carismáticas da história do esporte. O Brasil perdeu muito mais do que isso. Ayrton Senna é, para o País, muito mais do que um esportista: é um embaixador do espírito nacional. O mito Senna transcende a Fórmula 1 e alcança status de herói nacional. No entanto, para a imprensa internacional, ex-pilotos e personalidades da Fórmula 1, o brasileiro não é unanimidade quando a pergunta é “quem foi o número 1 de todos os tempos?”.

Entre os mais citados ao posto de rei da Fórmula 1 estão, além de Senna, Juan Manuel Fangio, Alain Prost e Michael Schumacher. Na minha opinião, a resposta para o tema começa, obviamente, pela pergunta que fazemos: qual o maior ou qual o melhor piloto de todos tempos? Para cada questão, uma análise diferente.

Senna, em 1987, com a Lotus, conquista a primeira das seis vitórias em Mônaco da carreira

O maior: Senna

Quando a pergunta é qual o maior, entendo que estamos falando sobre quem foi a figura que causou mais impacto, quem para sempre vai ser lembrado como símbolo, como mito, bem acima da questão esportiva. Com base nisto, acho que o único que ameaça o reinado de Senna é Fangio. Além de ter conquistado 5 títulos mundiais em 8 temporadas disputadas, o argentino corria em uma época em que entrar no carro era praticamente assinar uma sentença de morte.

Fangio foi um mestre dentro e fora das pistas. Ele correu por Alfa Romeo (1950-51), Maserati (1953-54), Mercedes (1954-55), Ferrari (1956) e Maserati (1957-58). Apesar da constante troca de equipes, ele sempre foi campeão ou vice nas temporadas completas que disputou, o que prova que sabia escolher não só o melhor traçado nas provas como também antever quais os carros mais velozes do ano seguinte. O aproveitamento de vitórias é de 47%, o que significa que ele ganhou quase metade das corridas que disputou. Vale lembrar que nesta época as quebras eram muito frequentes e o índice de abandono era altíssimo.

Argentino Juan Manuel Fangio posa com troféu após vencer o GP de Silverstone de 1956

Ainda assim, a desvantagem do argentino é ter corrido na pré-história da Fórmula 1. O esporte, naquela época, não tinha nem 1% da imensa exposição que viria a ter a partir dos anos 70, com o início das transmissões ao vivo pela televisão. Senna brilhou em uma época em que a Fórmula 1 estava no auge da competitividade, quando o show já era visto por praticamente todo o mundo.

Os fãs puderam acompanhar a vida e a morte do ídolo, criando, assim, uma relação de intimidade que dificilmente poderá ser superada por outro piloto. Por tudo isso, para mim, não há dúvida: Senna foi o maior piloto de todos os tempos.

Obstinado pela vitória, Senna mostra decepção após McLaren quebrar em Jerez, em 1990

O melhor: opinião justa é impossível

Por outro lado, quando analisamos o melhor, aí a coisa complica. Por melhor, entendo que estamos falando do piloto mais rápido que a Fórmula 1 já viu. Podemos listar uma dezena de pilotos que foram os mais velozes do seu tempo, sem ter como comparar diretamente os seus desempenhos. Além dos quatro citados acima, frequentemente são tidos com os mais rápidos Jackie Stewart, Jim Clark e Niki Lauda. Correm por fora Stirling Moss, Nigel Mansell, Nelson Piquet, Gilles Villeneuve, entre muitos outros.

Qualquer definição nesta categoria, na minha opinião, seria injusta com muita gente. Como não escolher Senna? Como deixar toda a inteligência de Prost em poupar o carro para vencer no fim de fora? Como ignorar os avassaladores 7 títulos de Schumacher? Como esquecer de Fangio e sua média incrível de vitórias? Sem o mínimo de constrangimento, eu fico em cima do muro. É impossível dar um veredito justo.

O melhor segundo a imprensa e os pilotos

Senna domina as listas de veículos da imprensa e indicações de personalidades da Fórmula 1. No entanto, não é unanimidade. O brasileiro é o melhor piloto segundo as tradicionais Autosport e BBC, mas é derrotado na opinião dos jornais The Sun e Daily Mail. Confira quem são os melhores de todos os tempos na opinião de diferentes publicações:

Autosport

1 – Senna 2 – Schumacher 3 – Fangio 4 – Prost 5 – Clark

BBC

1 – Senna 2 – Fangio 3 – Clark 4 – Schumacher 5 – Prost

The Sun

1 – Schumacher 2 – Prost 3 – Senna 4 – Fangio 5 – Clark

Daily Mail

1 – Schumacher 2 – Senna 3 – Fangio 4 – Prost 5 – Clark

CNN não fez lista, mas entrevistou diversas personalidades da categoria para responder a questão “quem foi o maior?”. Para Adrian Newey, Eddie Jordan, Sebastian Vettel, Emerson Fittipaldi, Nico Hülkenberg, Mark Webber e Fernando Alonso, Senna é o número 1. Fangio recebeu os votos de Nico Rosberg, Stirling Moss, Jackie Stewart e Lewis Hamilton. Alain Prost escolheu o próprio Stewart. Heikki Kovalainen apontou Michael Schumacher e Christian Horner ficou com Nigel Mansell. Para o chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, o maior foi Prost, conforme entrevista concedida ao jornal Bild.