Doença de Tito pode selar volta de Guardiola ao Barcelona

Por

Em meio às especulações envolvendo o clube que dirigirá na próxima temporada do futebol europeu, Pep Guardiola pode acabar voltando a comandar o Barcelona. De acordo com o jornal Daily Mail, da Inglaterra, o problema de saúde do atual técnico catalão, Tito Vilanova, abriu as portas para um retorno de Guardiola já em janeiro. Vilanova, que luta contra um câncer na glândula salivar, foi operado nesta quinta-feira e passará por seis semanas de tratamento quimio e radioterápico.

Segundo a publicação, Guardiola ainda não decidiu qual time comandará no ano que vem, mas dificilmente conseguiria recusar um convite da equipe em que viveu a maior parte de sua vida. O treinador, vencedor de duas Ligas dos Campeões (2009 e 2011) e três Campeonatos Espanhóis (2009, 2010 e 2011) com o time azul-grená, passa um ano sabático com a família em Nova York.

Apesar das especulações, o diretor esportivo do Barcelona, Andoni Zubizarreta, disse que o clube não fez contato com Guardiola em nenhum momento. Já o presidente Sandro Rosell disse que o tratamento de Tito Vilanova pode ser feito sem que o treinador deixe de trabalhar no clube.

Com Vilanova no comando, o Barcelona faz até agora a melhor campanha de sua história no Campeonato Espanhol. O time está 13 pontos à frente do Real Madrid e outros nove do Atlético de Madrid, que é o segundo colocado. Na próxima rodada da competição, contra o Valladolid, no sábado, a equipe será comandada pelo assistente Jordi Roura.