Neymar dá espetáculo, faz quatro e Santos arrasa Atlético-PR
Em noite de Neymar, o Santos venceu o Atlético-PR por 4 a 1, no Estádio do Pacaembu e complicou o clube paranaense na briga pela permanência na Série A. O time paulista é o 9º, com 45 pontos, enquanto o Atlético-PR é o 18º, com 31 pontos, dois a menos que o Atlético-MG, o primeiro fora da zona de rebaixamento.
No palco onde o Santos venceu sua terceira libertadores, Neymar, que fez gol na final contra o Peñarol, teve excelente atuação, fazendo os quatro gols de sua equipe na partida.
Logo no início do primeiro tempo, Cléber Santana fez pênalti em Neymar. O atacante pegou a bola e cobrou no canto esquerdo, abrindo o placar para o clube paulista.
No minuto seguinte, Cléber Santana tentou responder e chutou de longe; Rafael fez boa defesa. Superior no jogo, o Santos trocou passes pelo campo, tentando aproveitar algum erro de posicionamento do rival. Aos 23min, Rentería recebeu cruzamento e cabeceou; Renan Rocha espalmou e Neymar, livre, cabeceou no gol. O auxiliar marcou o impedimento corretamente.
Um minuto depois, Paulo Baier fez excelente jogada pela esquerda e cruzou para Nieto, que na pequena área, desequilibrado, finalizou para fora. Querendo jogo, Neymar, no final do primeiro tempo, chutou de fora da área e acertou a rede pelo lado de fora.
Aos 42min, Danilo cruzou da direita, Alan Kardec, impedido, saiu da bola e Neymar, sozinho, colocou entre as pernas do goleiro atleticano. O árbitro, depois de consultar o auxiliar, frustrou os santistas marcando impedimento.
Na volta do intervalo, o time paranaense voltou disposto a diminuir o prejuízo. Wagner Diniz avançou pela direita e cruzou para Nieto, que de calcanhar levou perigo à defesa do Santos. Aos 5min, Paulo Baier cobrou falta no canto direito de Rafael, que espalmou para fora. No escanteio, Paulo Baier cobrou fechado na segunda trave e Guerrón completou para o gol, empatando a partida.
Mas a igualdade durou pouco. Aos 9min, Rentería cruzou da direita e Cléber Santana, mais uma vez, cometeu pênalti, dessa vez em Edu Dracena. Na penalidade máxima, Neymar cobrou no canto direito e fez seu segundo no jogo.
Na saída de bola, o clube paulista recuperou rápido a bola e Rentería lançou; Manoel, inteiro no lance, tropeçou, e Neymar, cara a cara com Renan Rocha, não perdoou e fez seu terceiro na partida e o décimo no Campeonato Brasileiro.
Na frente do placar, o Santos continuou pressionando. Aos 17min, Danilo pegou forte e a bola passou perto do travessão. Aproveitando o péssimo posicionamento da defesa, Neymar driblou Deivid, entrou na área e de chapa colocou no fundo da rede, fazendo seu quarto gol na partida, aos 24min da etapa complementar.
Com a 9 de Borges, o colombiano Rentería tentou o seu aos 27min, quando girou na entrada da área e chutou, rente à trave esquerda do goleiro. No contra-ataque, Guerrón dominou na esquerda e chutou. Rafael espalmou para o meio e Nieto, sozinho, cabeceou na trave. Em noite espetacular, Neymar deu passe para Diogo, que chutou cruzado e foi cortado pelo zagueiro.
Com gritos de olé, o Santos trocou passes com tranquilidade e confirmou a goleada. Na próxima rodada, o clube paulista recebe o Vasco na Vila Belmiro. Já o Atlético-PR encara o Atlético-GO na Arena da Baixada.
Ficha técnica
SANTOS 4 x 1 ATLÉTICO-PR
Gols
SANTOS: Neymar, aos 2min do primeiro tempo, aos 9min, aos 11min e aos 24min do segundo tempo
ATLÉTICO-PR: Guerrón, aos 5min do segundo tempo
SANTOS: Rafael; Danilo, Edu Dracena (Bruno Aguiar), Bruno Rodrigo e Durval; Adriano, Henrique e Arouca; Neymar, Rentería (Diogo) e Alan KardecTreinador: Tata
ATLÉTICO-PR: Renan Rocha; Wagner Diniz (Edílson), Manoel, Gustavo Araújo e Heracles; Deivid, Wendel Santos (Marcinho), Cléber Santana e Paulo Baier; Guerrón e NietoTreinador: Antônio Lopes
Cartões amarelos
SANTOS: Neymar
ATLÉTICO-PR: Cleber Santana, Wagner Diniz
Árbitro Francisco Carlos Nascimento (AL)
Local Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
