☰

Rio Pro leva famílias para praia carioca

Por Rodrigo Teixeira

Durante o domingo que consagrou a cearense Silvana Lima, 26 anos, com o terceiro lugar no Billabong Rio Pro 2011, evento que movimenta a Praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital fluminense. Cariocas trouxeram para as areias quatro famílias para conferir de perto as musas do surf mundial.

Valéria Zamith, 43 anos, apresenta sua família, com o filho Lucas Zamith, 13 anos, a filha Raquel Zamith, 16 anos e o genro Rafael Guimarães, 18 anos. A auxiliar de transporte se diz encantada com evento e aprova a mulherada em cima de uma prancha "eu não entendo nada de surf, meus filhos na verdade que me intimaram a vir (risos). Chegamos aqui às 9h da manhã, só voltarei para casa depois da premiação. Ao ver essas meninas surfar fico animada. Nós a cada dia que passa conquistamos mais nosso espaço como mulher, cada uma de nós pode fazer o que quiser, até surfar, eu por enquanto prefiro só ver, mas é muito legal" afirma.

Seu genro Rafael, contrariando a sogra, diz que é fã e entende de surf, "eu surfava no Espírito Santo, uma coisa bem amadora. Lá rolam várias ondas, mas as daqui são diferentes, mais maneiras. E um evento como esse é uma realidade do Rio", diz o jovem.

Uma das cenas mais comuns que se via eram crianças e bebês no colo de seus pais, brincando na areia e jogando bola. Mas o pequeno Enzo Ferreira, 2 anos, chamava a atenção por estar com o braço em uma tipóia. No colo do pai, o jornalista Roger Ferreira, 36 anos, o pequeno parecia estar seguro e distribuía sorrisos, algo que comoveu a organização que lhe presenteou com um boné do evento.

"Pode perguntar, ele diz para todo mundo, 'tava suf papai'. Ele sofreu uma fissura na clavícula, pulava em cima da cama, dizia que estava surfando. Gosto de trazer ele nos campeonatos. Hoje meu hobby é surfar, ele se amarra quando eu o levo para água na prancha comigo. Dei uma prancha para ele, ele não pode ver que quer cair toda hora" diz o pai coruja, apontando características do campeonato. "O bom desse evento é que além de trazer uma boa visibilidade para o Rio, reúne os melhores do mundo em um só lugar", finaliza.