Aliado do Clube dos 13, Bahia diz que tende a acertar com a Globo
O Bahia caminha para um acordo isolado com a Globo pelos direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros a partir de 2012. Eleitor do presidente da entidade, Fábio Koff, o tricolor baiano forma do núcleo duro do Clube dos 13. ao lado de Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Internacional, São Paulo e Sport. Ou formava.
- Estamos consultando os poderes do clube, diretoria etc, diante desta boa proposta da Globo. Há uma tendência a se fechar, mas não fechamos nada - afirmou o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, em entrevista a Terra Magazine, na tarde desta terça-feira (22).
O dirigente compôs a comissão do C13 que produziu o edital da licitação, iniciada no dia 11 com vitória da RedeTV! para a televisão aberta. Por isso, deixa clara sua preferência por uma negociação conjunta.
- Se não houver jeito, vamos fechar, sem problema nenhum e informar ao Clube dos 13 - avisou. - Até o final da semana, a gente vai ter uma posição mais clara sobre tudo, e o Bahia, inclusive, vai se posicionar oficialmente.
Alegando cláusula de sigilo, Guimarães Filho não revela o valor da oferta global, mas confirma que "é mais ou menos aquilo" que esperava arrecadar na negociação coletiva. "A proposta é mesmo atraente", insiste, garantindo que nenhuma outra emissora procurou o Bahia, que retorna à Série A depois de sete anos.
Leia a conversa.
Terra Magazine - Como foi a conversa com a Globo?
Marcelo Guimarães Filho - Foi boa, eles estiveram aqui ontem (segunda-feira, 21), para ter uma conversa conosco. A gente nunca teve nenhum problema, nenhuma rejeição com a Globo, o diálogo sempre foi o melhor possível. Em todo esse processo, a gente sempre continuou se falando. Vieram aqui, mostraram uma proposta, a princípio bastante atraente. Nós fizemos algumas ponderações. E está caminhando muito bem, diante deste quadro, em que se mostra difícil acontecer uma negociação conjunta, que é o que o Bahia sempre defendeu através do Clube dos 13. Já que isso não está se mostrando possível no momento e o caminho me parece ser o de uma negociação individual, estamos consultando os poderes do clube, diretoria etc, diante desta boa proposta da Globo. Há uma tendência a se fechar, mas não fechamos nada.
Foi a primeira proposta ou já havia conversas antes?
Uma proposta efetiva, foi a primeira vez. Durante esse processo, a gente sempre teve um diálogo com a Globo. Até porque fazemos parte da comissão. Sempre tivemos um diálogo muito altivo com a Rede Globo, nunca tivemos nenhum tipo de problema.
Com alguma outra emissora, já houve conversa?
Não. Nenhuma conversa, não fomos procurados por nenhuma outra rede de TV.
O senhor pode revelar o valor da proposta?
Não, inclusive se nós fecharmos o contrato, existe uma cláusula de confidencialidade, não podemos falar. Mas, a princípio ela atende os interesses do clube, tanto no aspecto financeiro quanto no aspecto técnico.
Essa conversa está muito parecida com a do Corinthians.
É porque é verdade. Eu não vi o que o Corinthians falou, mas é verdade, foi o que nós entendemos. Aliás, muito do que foi mostrado aqui, agora de maneira específica, já tinha sido mostrado, pelo menos para o Bahia, porque a Globo apresentou sua proposta lá no Clube dos 13 durante as reuniões da comissão.
Os valores foram mais ou menos aqueles que o Bahia esperava do edital de licitação?
Pois é, eu não posso falar. O que posso dizer é que a proposta é mesmo atraente.
Se é mais ou menos aquilo, se é menos, se é mais...
É mais ou menos aquilo.
Como o Bahia vai fazer para não participar da dissidência e não ficar preso o tempo inteiro ao Clube dos 13?
Eu prefiro não colocar este nome "dissidência", entendeu? Sempre transitei muito bem durante este processo todo, até aqui. O Corinthians é um grande parceiro do clube, tem aqui três jogadores (emprestados), talvez quatro agora, estou tentando trazer mais um, que é (o meia-atacante) Lulinha. Tenho uma ótima relação. Com o Flamengo também. Tenho falado diretamente com eles, mesmo estando ao lado do Clube dos 13, não há nenhum tipo de problema. Se houver essa decisão de fechar com a Globo de maneira individual - como volto a dizer, que parece ser o caminho, embora não fosse nosso entendimento -, não vai ter problema, vamos conversar com o Clube dos 13, dizer a ele que, acima das nossas convicções, está o interesse do Bahia. Se não houver jeito, vamos fechar, sem problema nenhum e informar ao Clube dos 13.
O Bahia vai esperar até quando for possível? Alguns clubes já se apressaram.
Não, nós não temos pressa não. O Bahia já teve uma proposta na mesa, já conversamos, foi uma conversa muito boa. Acho que, até o final da semana, a gente vai ter uma posição mais clara sobre tudo, e o Bahia, inclusive, vai se posicionar oficialmente.
