Gre-Nal terá segurança de quase 900 homens e esquema especial
PORTO ALEGRE - A Brigada Militar deu início nesta quarta-feira pela manhã aos preparativos para o Gre-Nal de domingo, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Olímpico. Estiveram presentes à primeira reunião de segurança representantes do Corpo de Bombeiros, do Comando de Policiamento Metropolitano, dos Comandos Regionais de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos e Centro-Sul, do Comando Rodoviário da BM, da SMIC (Secretaria Municipal de Indústria e Comércio), dos Jecrims (Juizados Especiais Criminais) e da EPTC, empresa responsável pelo trânsito na capital gaúcha.
No encontro, ficou planejado todo o esquema para que não haja nenhum problema de segurança no clássico. Ao todo, dentro e fora do estádio, irá trabalhar um efetivo de aproximadamente 900 homens da BM. A Brigada distribuirá homens em pontos como a Cidade Baixa, a Avenida Goethe e o Centro, onde geralmente ocorre grande concentração de pessoas em dias de jogo, potenciais zonas de conflito.
"Orientamos que o torcedor do Grêmio que venha do interior em excursão pare e estacione o seu ônibus na Rua Oscar Schneider, próximo ao estádio. Desta maneira, o desembarque é mais tranquilo e facilita o nosso trabalho", afirma o cel. Antero Batista, comandante do Comando de Policiamento da Capital.
Para a torcida do Internacional, a recomendação é outra. "Aquele torcedor que não sairá escoltado conosco no início da tarde do Beira-Rio, pedimos que se concentre na Praça da Saudade, em frente ao cemitério João XVIII, que ali daremos a segurança até o ingresso no estádio", garante o coronel.
A Avenida Carlos Barbosa será interrompida para a passagens de veículos a partir das 14h30. Por ali, terão acesso grande parte dos torcedores gremistas. O procedimento impede que as duas torcidas se cruzem antes do jogo. Após a partida, a torcida do Inter irá aguardar cerca de meia hora para o escoamento do torcedor gremista.
Ao contrário do que já aconteceu outras vezes, não será utilizada uma lona preta na grade que separa as duas torcidas evitando o contato visual. Na quinta-feira, às 17h, na Rua Silvado, o BOE (Batalhão de Operações Especiais) reúne-se com as torcidas organizadas dos dois clubes para mais orientações.
