Tour do Rio começa nesta quarta

Por

JB Online

RIO - Durante o mês de julho, o Rio de Janeiro será palco do maior evento de ciclismo da América Latina, o Tour do Rio. As cinco etapas ciclísticas serão realizadas no Rio e outras belíssimas cidades fluminenses entre 28 de julho e 1º de agosto. A competição segue os moldes do famoso Tour de France, a volta da França.

A supervisão dessa maratona será da FECIERJ (Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro), presidida por Cláudio Santos. Para nós, esse é um dos principais eventos do calendário ciclístico do estado, além de contar pontos para a União Ciclística Internacional (UCI). Um dos objetivos do projeto é garantir um legado positivo em todos os municípios do percurso e adjacências, antes, durante e depois da competição, que contará com o envolvimento de mais de 500 pessoas e cerca de 150 atletas .

A etapa serrana irá reunir algumas das melhores equipes do estado, como a FW Engenharia/Três Rios/Amazonas, campeã da primeira prova de espera, que estará no Tour representando o Rio.

Nossa equipe estará completa na prova de espera, com os 7 integrantes. Conhecemos bem o este percurso e sabemos que há alguns pontos difíceis, com subidas bem longas e trechos muito inclinados. Um outro fator que pode complicar é o tempo: espero que não chova , diz Diego Cunha, da equipe FW Engenharia/Três Rios/Amazonas.

No dia 28 de julho será dada a largada para o Tour. Equipes da Itália, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Peru, Chile e claro, Brasil já confirmaram presença. A prova sairá da capital do Estado rumo ao interior fluminense.

Será uma competição que irá favorecer os ciclistas montanhistas, mas tenho certeza que todos os competidores estarão num bom nível , explica Arthur Castro, vice-presidente da FECIERJ.

Ao todo, os atletas irão pedalar por 783 Km de distância, por mais de dez municípios. A chegada do Tour será cinematográfica, passando pela ponte Rio-Niterói rumo ao lindo cenário da cidade do Rio de Janeiro.

Durante a competição, serão oferecidas atividades de entretenimento e lazer para o público nos intervalos da prova. Entre as cidades participantes estão Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Nova Friburgo e Cabo Frio.

Calendário Tour do Rio

De 28 de Julho a 1 de Agosto de 2010

Cinco Etapas: total de 783 km

1ª Rio - Angra dos Reis

2ª Volta Redonda -Três Rios

3ª Três Rios Nova Friburgo

4ª Nova Friburgo - Cabo Frio

5ª Cabo Frio - Rio de Janeiro

COM ASSESSORIA