"Bicho-papão", Felipão está de volta a um torneio sul-americano
Diego Garcia, Portal Terra
DA REDAÇÃO - Luiz Felipe Scolari está de volta à América do Sul, lugar em que reinou no futebol de clubes na década de 1990. O treinador, que assumiu o Palmeiras após o término do Mundial da África do Sul, chegou entre os três primeiros colocados em todos os torneios que disputou dentro do continente.
Primeiramente dirigindo o Grêmio, Felipão conquistou a Copa do Brasil em 1994 e conseguiu uma vaga na Libertadores do ano seguinte. Alcançou a glória já nessa competição, quando trouxe para Porto Alegre o segundo título sul-americano da história do clube gaúcho.
Em 1996, voltou a fazer bonito com o time tricolor e alcançou as semifinais do torneio. No entanto, um revés por 3 a 1 frente ao América de Cali nas semifinais jogou um balde de água fria nas pretensões do treinador em revalidar o título continental.
Depois disso, chegou ao Palmeiras em 1997 após breve passagem pelo futebol japonês. Na equipe alviverde, disputou a Copa Mercosul de 1998 e levantou seu segundo troféu sul-americano da carreira, após derrotar o Cruzeiro na decisão. E o sucesso não pararia por aí.
Na temporada seguinte, Scolari entraria de vez para a história do Palmeiras e do futebol sul-americano ao conquistar a primeira Libertadores do clube paulista. O título ganhou ares épicos especialmente pela vitória sobre o arquirrival Corinthians, nos pênaltis, nas quartas de final.
No mesmo ano, Felipão buscou o bi da Mercosul e só parou na decisão, após dois jogos inesquecíveis contra o Flamengo - derrota por 4 a 3 e empate por 3 a 3 no Parque Antarctica.
A saga de Luiz Felipe na América do Sul continuou em 2010, quando o técnico levou o Palmeiras pela segunda vez seguida à final da Copa Libertadores, após eliminar o novamente o Corinthians, dessa vez na semifinal. No entanto, sucumbiu na disputa por pênaltis para o forte Boca Juniors.
Para finalizar a magnífica soberania de Felipão no continente, o time alviverde alcançou outra final continental, de novo na Copa Mercosul. Teria sido a consagração do treinador, se não fosse uma noite inspirada de Romário, que marcou três gols e proporcionou uma virada incrível do Vasco por 4 a 3, em um jogo que o time carioca perdia por 3 a 0.
De volta ao Palmeiras após 10 anos, é impossível prever se Luis Felipe Scolari vai triunfar mais uma vez na América do Sul, mas um retrospecto desses deixa evidente dos motivos que levam a torcida alviverde a depositar tantas esperanças no retorno do técnico. A final da competição acontece no dia 8 de dezembro. Resta saber se, de novo, Felipão estará lá.
