Morre bebê de atleta chilena que não sabia que estava grávida
Portal Terra
SÃO PAULO - O filho da atleta chilena Elizabeth Poblete, que nasceu prematuro no dia 8 de dezembro, morreu na noite desta quarta-feira, na UTI do Hospital São Luiz, em São Paulo. A gravidez da atleta foi descoberta apenas no momento do parto, quando ela treinava na capital paulista. Elizabeth confundiu a gravidez com uma mudança de peso que a mudaria de categoria em seu esporte, o levantamento de peso.
Segundo o hospital, "durante os dias em que permaneceu internado, o recém-nascido se manteve respirando com ajuda de aparelhos e recebeu complementação nutricional endovenosa e antibióticos".
Elizabeth, que atualmente compete na categoria de 75 kg, tinha uma alimentação reforçada para chegar à categoria 85 kg. Ela chegou ao Clube Pinheiros apenas um dia antes do incidente e iria ficar duas semanas treinando no local.
Ao se sentir mal durante o café da manhã, a atleta foi atendida pela médica do clube e ficou constatado que Elizabeth estava em trabalho adiantado de parto. Como não haveria tempo de chegar ao hospital, a levantadora de peso deu à luz em pleno clube Pinheiros. O bebê nasceu com 1,150 kg.
A alegação de que Elizabeth desconhecia a própria gravidez não é considerada absurda por especialistas. Além da circunstância principal - estar ganhando peso para uma nova categoria - a atleta possui uma constituição física bastante avantajada: tem quadril largo e a musculatura do abdômen fortalecida, o que impediria que o aumento do útero fosse percebido.
Além disso, a produção acelerada de endorfina faz os atrasos menstruais serem comuns em competidoras.
