Adriano não enfrenta Corinthians por causa de queimadura no pé

Por

Jornal do Brasil

RIO - O esperado duelo entre Adriano e Ronaldo mais uma vez está adiado. Desta vez, no entanto, por culpa do Imperador, que vai desfalcar o Flamengo na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro - quando justamente o time precisa de uma vitória sobre o Corinthians, domingo, às 17h, em Campinas, para continuar sonhando com o hexacampeonato. Tudo por causa de uma queimadura no tornozelo esquerdo - justamente o pé que ele utiliza para chutar.

Na quinta-feira, o atacante já não havia treinado por causa de dores no local. Sexta-feira, ele novamente não participou do coletivo no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, e foi vetado pelo departamento médico do clube para o jogo.

Segundo o médico José Luiz Runco, a ferida aberta na perna esquerda do jogador infeccionou de quinta-feira para sexta-feira, piorando o quadro de Adriano. O Imperador nem viaja com a delegação, ficará em repouso para tentar ter condições de jogo para enfrentar o Grêmio, na última rodada do Brasileiro, no dia 6, no Maracanã.

- Conversei bastante com o Adriano, com a comissão técnica e decidimos vetar o jogador. Ele está com um processo infeccioso por causa de uma bolha que está inflamada e não vai curar até a hora do jogo. Vamos poupá-lo para jogar no outro domingo - explicou Runco.

No primeiro turno do Brasileiro, Ronaldo já havia ficado de fora do clássico entre as duas maiores torcidas do Brasil por conta de uma contusão. Na ocasião, o Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0, no Maracanã. O gol foi marcado justamente por Adriano.

Agora, o atacante pode voltar ao time sem poder sequer lutar pelo título da competição. Se o Flamengo perder para o Corinthians e o São Paulo vencer o Goiás, o time da Gávea não terá mais chances de ser hexacampeão.

Isso acontece em um momento ruim, mas é uma decisão para não me prejudicar para a próxima partida disse o resignado Adriano.

A versão de como o atacante queimou o pé é controversa. Ele explica que pisou em uma lâmpada em seu jardim. Outra versão, não confirmada pelo Imperador, dá conta que Adriano teria queimado o pé esquerdo no cano de descarga de uma moto.

Vão dizer que é por isso ou aquilo, mas tenho minha consciência tranquila. Estava em casa, e tem umas luzes que ficam no jardim. Estava passando e, quando virei, meu pé encostou na lâmpada explica Adriano.

Até receber a notícia do veto, Adriano estava empolgado para enfrentar o amigo Ronaldo domingo. Sexta-feira, no entanto, a notícia de que ele não jogaria pegou todo mundo de surpresa. Entre os jogadores e comissão técnica, era evidente que a ausência do Imperador preocupa. O próprio lamenta muito muito:

Quem sai perdendo sou eu. Eu é que estou disputando a artilharia e um titulo disse.

A delegação rubro-negra embarcou para São Paulo assim que o treino acabou.

Histórico de confusões

Se a versão de que Adriano estaria em uma moto quando queimou o pé esquerdo for verdadeira, não foi a primeira vez que o atacante teria se arriscado ao andar na garupa de uma motocicleta sem os principais itens de segurança.

Em 2006, logo após a Copa do Mundo da Alemanha, ele foi visto na garupa de uma moto de chinelos, bermuda e camiseta, seguindo da Barra da Tijuca até a Vila Cruzeiro, favela onde cresceu, pela Linha Amarela. Parado numa blitz, identificou-se e, apesar da infração, tida como gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, acabou liberado pelos policiais. Na ocasião, ele ainda parou numa loja de conveniência e comprou cervejas e energéticos. Em 2007, quando treinava no São Paulo, envolveu-se em um acidente de trânsito na Barra da Tijuca.

Bruno Mezenga é a aposta de Andrade

No Flamengo, as polêmicas que envolveram o Imperador se limitaram aos atrasos e às faltas. Adriano é o atual artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 19 gols. Desde 1982, o time rubro-negro não tem um goleador na principal competição nacional. A falta que o atacante fará ao time é evidente. Até ele percebeu que seus companheiros ficaram preocupados com sua situação.

- Os jogadores têm muita confiança em mim, e vi no rosto de alguns como eles ficaram tristes disse Adriano, confiando em Bruno Mezenga, seu substituto. De repente, vai ficar um vazio, mas estamos depositando confiança no Mezenga. Vai correr tudo bem, e é hora de o Flamengo mostrar a sua força sem o Adriano.

Sem Adriano, o técnico Andrade confirmou o atacante Bruno Mezenga como o seu substituto domingo.

Ele vai jogar ao lado do Zé Roberto. É lamentável ficarmos sem o Adriano, que é um líder dentro de campo, e é a nossa referência. Mas vamos apostar no Bruno Mezenga explicou Andrade. Ele está entrosado com o grupo, é formado na base, e pode fazer um bom papel. Sou otimista e estou apostando em uma vitória do Flamengo.

Sem gols

Promessa das categorias de base do clube, Bruno Mezenga, 21 anos, não tem um retrospecto respeitável no time profissional rubro-negro. Ele estreou no time de cima em 2005, quando a equipe lutava para não ser rebaixada. Em 18 jogos com a camisa do Flamengo, o jovem atacante não conseguiu marcar um gol sequer.

Nas divisões de base, no entanto, foi tricampeão estadual de juniores e campeão da Taça Otávio Pinto Guimarães.

Sem moleza

Jogadores e membros da comissão técnica do Flamengo não acreditam que o Corinthians entre em campo domingo para prejudicar o rival São Paulo na disputa pelo título.

- Acho que o time deles vai fazer de tudo para vencer, mesmo com o São Paulo e o Palmeiras na briga no título. Será um jogo difícil e disputado, mas time que quer ser campeão não pode escolher adversário e estádio comentou o volante Toró.